terça-feira, 28 de setembro de 2010

Entrevista com Adam Hughes


A professora de Mangá da Ânima, Gisela Pizzatto, é também editora do periódico da comunidade internacional deviantART (www.deviantart.com), o jornal virtual deviantART Times. No periódico, além de notícias e novidades sobre a comunidade, artistas de diferentes áreas são entrevistados. Na edição do dia 1/10, Gisela entrevista o famoso desenhista de comics americano: Adam Hughes.
Leia a entrevista na íntegra:

Fale um pouco sobre sua vida, de onde você é, onde você mora? Nasci em 5 de maio de 1967 em Riverside, New Jersey. Morei em Florence (New Jersey) até me mudar para Atlanta, Georgia, em 1992. E estou aqui desde então.

Você está na comunidade deviantART há apenas um ano, certo? Sendo um artista tão ocupado e requisitado, porque escolheu entrar para o dA e o que acha mais bacana dentro da comunidade?
Muitos artistas meus amigos me disseram como o dA era legal, e depois que abri minha galeria percebi que é um ótimo jeito de manter os fãs atualizados com o meu trabalho. Me surpreendi com a quantidade de novos fãs que a comunidade me ajudou a conseguir!

Falando de ARTE, qual a sua formação? Você frequentou alguma escola de arte?
Não, eu sou auto-didata. E AINDA estou aprendendo. Parece que não tem fim... ;-)

Você é muito conhecido no mundo dos quadrinhos, mas pouca gente sabe quando você começou. Qual foi seu primeiro trabalho importante?
Meu primeiro trabalho IMPORTANTE em quadrinhos foi JUSTICE LEAGUE AMERICA (A Liga da Justiça) para a DC Comics, em 1989. ESSE trabalho lançou meu nome para o mundo.
Fazer uma história em quadrinhos é um processo muito específico: um artista desenha, o outro arte-finaliza e um terceiro colore (na maioria das vezes). Você gosta desse processo ou prefere trabalhar sozinho, já que na maioria das vezes faz tudo isso em seus trabalhos? Qual é a melhor coisa de trabalhar com outrso artistas?Eu prefiro fazer tudo eu mesmo, mas é porque eu tenho um estilo muito específico que eu busco nos trabalhos. A melhor coisa de trabalhar com outros artistas é quando eles fazem contribuições legais para o trabalho, algo que você não poderia fazer.

Tem algum artista com quem você gosta de trabalhar?Atualmente não trabalho com outros artistas, mas quando trabalhava gostava muito de Karl Story, Mark Farmer e Kevin Nowlan.Você usa algum material de referência, como fotos, para desenhar?
Claro! Você não pode melhorar seu trabalho se fecha os olhos e para de olhar o mundo real.

Quais materiais você normalmente usa?
Uso lápis, papel (Strathmore illustration board ou papel pra desenho), pincel e nanquim se uso o illustration board, e PITT pens (uma espécie de marker em tons de cinza) se estou usando o papel pra desenho. Pra colorir uso o Adobe Photoshop CS2.

Quanto tempo você normalmente demora para fazer uma capa de uma revista? O que demora mais: a concepção, desenhar, colorir...?
A arte final demora mais, e o quanto demora depende da complexidade da capa. Eu acabei de fazer uma capa para a personagem Jade da DC que me tomou dois dias, mas isso foi porque tudo que eles queriam era Jade voando para o leitor com um fundo branco. Estou trabalhando em uma para a revista Novos Titãs que está levando dias e dias e dias porque tem muitos personagens no desenho.

Quem foram suas influênciuas artísticas quando você começou? E agora? Há algum artista específico que você admire?Quando comecei? Quando era criança gostava de John Byrne, George Perez, Jack Kirby, Gil Kane, Neal Adams, Michael Golden... Quando comecei a TRABALHAR com quadrinhos as influências eram Steve Rude, Dave Stevens, Kevin Nowlan, Jaime Hernandez... Sou muito influenciado por grandes ilustradores como Norman Rockwell, J.C. Leyendecker, Dean Cornwell, Drew Struzan, Alphonse Mucha, Gil Elvgren...
Atualmente você está trabalhando apenas no mercado principal de quadrinhos ou tem algum projeto independente em que está trablahando?
Eu tenho contrato de exclusividade com a DC Comics por enquanto, então... não, sem projetos independentes por agora.

Como é um típico dia de trabalho?
Não existe isso. Sou alergico à disciplina e tenho fobia à rotina. ~AH~!


Em tempo:
deviantaART da Prof. Gisela Pizzatto: gisapizzatto.deviantart.com
deviantART do Adam Hughes: adamhughes.deviantart.com
Página do jornal: deviantarttimes.deviantart.com

Nenhum comentário: