segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Entrevista com o escultor LuBertin

Não perca o workshop com o escultor LuBertin na Ânima Academia de Arte! Para maiores detalhes, clique na imagem abaixo!



Entrevista com LuBertin

Ânima - Fale um pouco sobre você: quem é, de onde vem, onde mora, sua idade, e o que mais quiser a seu respeito.

Meu nome é Luis Bertin, tenho 37 anos, sou designer gráfico, desenhista e escultor. Sou natural da cidade de Rio Claro. Desde pequeno com lápis nas mãos riscando as paredes de casa e criando histórias em qualquer superfície que era possível (minha mãe adorava... rsrsrs), isso teria que terminar como profissão. Atualmente realizo vários trabalhos ao mesmo tempo nas artes gráficas, desenho e escultura e dedico todo meu tempo ao aperfeiçoamento e aos maiores detalhes na escultura. Mais trabalhos podem ser vistos em www.bertinestudio.com.br

Ânima - O que o levou a se interessar e trabalhar com escultura e como chegou ao estágio em que se encontra?

Eu sempre busquei o maior aperfeiçoamento nos meus desenhos, na técnica luz e sombra, e chegar a quase tirar o desenho do papel era minha meta. Há uns 8 anos conheci a escultura de bonecos, as action figures, e comecei a me aprofundar em técnicas e materiais para começar a trabalhar com isso, no início apenas para minha coleção. E foi um Hulk em biscuit que saiu como o primeiro “monstro”, literalmente.


Ânima - Como você definiria o seu estilo e o seu trabalho?

Tenho um estilo bem aberto, sem fixar em nenhum material específico ou técnica específica. Sou um eterno estudante da escultura. Adoro conhecer novos escultores e suas didáticas. Absorvo um pouquinho de cada um e tento aplicar em meus trabalhos.

Ânima - Quais são suas principais influências?

Influências são nossa motivação para tudo na vida. Na escultura cito Philip Faraut, Jordu Schell, e entre os brasileiros temos grandes feras como Rick Fernandes, Edinho Maga, Thiago Provin, Rodolfo (Rato), entre outros. Todos eles têm trabalhos que vocês encontrarão na internet.


Ânima - Você freqüentou alguma escola de arte? Comente a respeito.

Sim. No início fui autodidata, mas com a sede de conhecimento senti a necessidade de me motivar e comecei a buscar alternativas. Não achei nada em nossa região, apenas  na capital, e foi lá que realmente encontrei o caminho. Nas mãos do meu primeiro professor, Rick Fernandes, conheci novos materiais e técnicas que uso até hoje. Depois tive também trabalhos com Thiago Provin, um dos melhores do Brasil, e também com Rodolfo Rato, excepcional professor, parceiro e amigo.

Ânima - Conte-nos como é um dia normal de trabalho para você.

Começo sempre anotando tudo que tenho que fazer no dia, os projetos que tenho que entregar, as aulas que vou dar. Feito tudo isso, se for esculpir, trabalho o desenho inicialmente, preparo a estrutura e começo a modelar... sempre blocando musculatura e no decorrer dos dias detalhando o trabalho. Faço vários ao mesmo tempo, assim nunca me canso de um trabalho só.

Ânima - Qual é a parte mais divertida e a mais difícil de se trabalhar com escultura?

A mais divertida é vê-la tomando forma, ganhando vida. Cada pedacinho de massa inserida na escultura tem um prazer indescritível. A mais difícil é o detalhamento, porém muito prazeroso também... sempre saber que estou perto do final.

Ânima - Como é, no Brasil, o mercado para o tipo de escultura que você faz?

É um dos mais promissores. A arte de colecionar é milenar e sabemos o prazer que isso proporciona a quem tem essa prática. Colecionar action figures não é diferente, quem nunca quis ter um Batman, um Super-homem na sua prateleira como um troféu? E isso tem crescido cada vez mais no Brasil. As escolas específicas de desenho e escultura proporcionam às pessoas terem as suas próprias esculturas... seu estilo implantado e suas poses preferidas, sejam heróis ou vilões. Grandes artistas brasileiros trabalham em empresas mundiais, fortalecendo ainda mais nosso nome lá fora!

***
Curtiu a entrevista? Deixe seu comentário abaixo! E venha conferir o fantástico trabalho de LuBertin no seu workshop na Ânima!

Nenhum comentário: