segunda-feira, 12 de março de 2012

Moebius - 1938 - 2012



O grande desenhista Jean Giraud, um dos maiores nomes mundiais dos quadrinhos, mundialmente conhecido pelo pseudônimo de Moebius, faleceu no dia 10 de março de 2012 num hospital em Paris, França, aos 73 anos, depois de passar umas semana internado lutando contra um câncer que o afligia há um bom tempo.

Nascido em 1938, Jean Henri Gaston Giraud estudou arte desde cedo incentivado pela mãe, e iniciou sua carreira como ilustrador ainda na primeira metade da década de 1950, tendo sua primeira história em quadrinhos publicada em 1956.

Em 1963, criou um de seus personagens mais famosos, o Tenente Blueberry, protagonista de histórias de faroeste, juntamente com o roteirista Jean-Michel Charlier.

Na década de 1960, passou a usar o pseudônimo pelo qual ficaria mais conhecido, "Moebius", para suas histórias mais experimentais e de ficção científica.

Em 1975, participou com outros quadrinistas franceses da criação da editora Humanoïdes Associés e, através dela, do lançamento de uma das mais importantes revistas da história dos quadrinhos, a Métal Hurlant. Nesta revista, publicou as histórias de seu personagem Arzach, consideradas revolucionárias e que lhe deram renome internacional.

Além dos quadrinhos já citados, entre seus trabalhos mais famosos estão as histórias da série A Garagem Hermética, a série O Incal, em parceria com o escritor e cineasta Alejandro Jodorowsky, e uma graphic novel do Surfista Prateado escrita por Stan Lee intitulada Parábola.

Trabalhou também em vários filmes e desenhos animados como artista conceitual e de storyboards. Cenários, sequências e personagens com o visual criado por ele podem ser vistos, entre outros, nos filmes Alien - O Oitavo Passageiro, de Ridley Scott; Tron - Uma Odisséia Eletônica, da Walt Disney Pictures; nos longas animados Heavy Metal, de 1981, e Little Nemo, baseado nos quadrinhos de Winsor McCay; em Mestres do Universo, a versão cinematográfica do personagem He-Man; em O Segredo do Abismo, dirigido por James Cameron; e em O Quinto Elemento, de Luc Besson.

Moebius já teve vários trabalhos publicados no Brasil. Entre os lançamentos mais recentes, a Editora Nemo colocou no mercado dois volumes (de um total de 5) da sua Coleção Moebius, e a editora Devir acaba de lançar uma edição completa da série O Incal, com a colorização original.

Clique nas imagens para ampliá-las e apreciar melhor o trabalho desse mestre!







Nenhum comentário: