segunda-feira, 11 de junho de 2012

Excursão para a exposição "Caravaggio e seus Seguidores", no MASP


O MASP trará para o Brasil uma exposição intitulada “Caravaggio e seus seguidores”, com telas do mestre barroco e de artistas influenciados por ele.

A Ânima Academia de Arte organizará uma excursão para visitar essa exposição em agosto. Reserve sua vaga por telefone ou na nossa secretaria, e venha conosco!

Sobre Caravaggio

Michelangelo Merisi da Caravaggio foi um pintor italiano nascido no final do século XVI, ativo entre 1593 e 1610. Seu trabalho foi crucial para o desenvolvimento do que se convencionou chamar estilo “barroco”, com seu uso dramático de iluminação, telas carregadas de tons escuros e sua observação próxima e naturalista do ser humano, tanto emocional quanto fisicamente.

No final do século XVI e início do séc. XVII, Caravaggio chegou a ser um dos mais famosos e requisitados pintores da Itália. Em tempos de Contra-Reforma, a Igreja Católica buscava arte religiosa para combater a “ameaça” do Protestantismo, e as figuras etéreas e idealizadas da arte maneirista já não supriam essa necessidade. O pintor causou furor na cena artística romana com seus primeiros trabalhos públicos em 1600, e chocou muitos ao usar prostitutas, mendigos e crianças de rua como modelos para retratar figuras bíblicas.

Caravaggio também foi uma infame figura pública, envolvendo-se em várias brigas e contendas, sendo preso em várias ocasiões, envolvido num assassinato e tendo até sua sentença de morte proclamada pelo Papa. Morreu com 38 anos, em circunstâncias misteriosas, supostamente de uma febre.

Veja abaixo algumas de suas pinturas mais famosas:

A vocação de São Mateus

O martírio de São Mateus

Medusa

Davi com a cabeça de Golias

Nenhum comentário: