segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Joe Kubert - 1926 - 2012



O lendário quadrinhista Joe Kubert faleceu no último dia 12, aos 85 anos, vítima de um mieloma múltiplo, um tipo de câncer.

Kubert nasceu em 18 de setembro de 1926, numa região da Polônia que hoje faz parte da Ucrânia, e mudou-se com os pais aos dois meses de idade para Nova Iorque. Encorajado pelos pais a desenhar desde os 9 anos, aos 12 já conseguiu seu primeiro trabalho profissional.

Após sua formação artística na adolescência, começou a trabalhar para estúdios que forneciam material para diversas editoras. A partir da década de 1940, já trabalhava para a DC Comics, da qual se tornou artista exclusivo em meados dos anos 1950 e na qual participou da criação de vários personagens clássicos até hoje bastante relacionados ao seu nome, como o Gavião Negro (Hawkman) e o Sargento Rock, personagens com quem teve uma longa relação.

 Assumiu um posto executivo na editora de 1967 a 1976. Nessa época, conseguiu os direitos para fazer HQs de Tarzan, que ele mesmo desenhou.

Em setembro de 1976, após sair da DC, fundou a Joe Kubert School of Cartoon and Graphic Art, uma das escolas de arte mais famosas dos EUA e a primeira com formação superior específica para o cartunismo, na ativa até hoje e que se tornou referência na formação de profissionais da nona arte. Entre os artistas revelados por sua escola, estão Stephen Bissette, Rick Veitch, Karl Kesel, Scott Kolins, Alex Maleev, Tom Raney, Adam Warren, Steve Lieber, Lee Weeks e o brasileiro Sergio Cariello, sem falar em seus dois filhos, os famosos Andy e Adam Kubert.



Embora ocupado com as atividades da escola, Kubert continuou desenhando ocasionalmente. Voltou a ilustrar quadrinhos com mais freqüência a partir da década de 1990, inclusive arte-finalizando histórias ilustradas por seus filhos. Entre suas obras mais notáveis produzidas desde esse período, estão a graphic novel Fax from Sarajevo, uma história curta para a série Batman: Black and White, a versão do Batman escrita por Stan Lee para a série Imagine DC by Stan Lee em 2001, duas histórias do Sargento Rock, The Prophecy e Between Hell and a Hard Place, essa última com roteiro do celebrado Brian Azzarello, e uma edição de Tex Gigante com roteiro do italiano Cláudio Nizzi.

Seu último trabalho foi feito em parceria com seu filho Andy, ilustrando a minissérie Before Watchmen: Night Owl. Dentre os prêmios que ganhou, estão os Alley AwardNational Cartoonist Society Award, Eisner Award e Harvey Award, e ele integra o Hall da Fama dos prêmios Eisner e Harvey.

Kubert foi um dos mais famosos e influentes artistas da Era de Ouro dos quadrinhos, e era um dos poucos remanescentes daquela época ainda vivo e em atividade.



Nenhum comentário: