segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Significado das Cores - LARANJA


 

 Iniciamos hoje no blog uma série de artigos voltados para o significado das cores. Os textos são baseados em livre tradução dos artigos encontrados originalmente no site www.colormatters.com - Visite o site e descubra mais sobre as cores!

A cor desempenha um papel extremamente importante no mundo em que vivemos. Ela pode influenciar o pensamento, as ações e reações. Pode irritar ou aliviar seus olhos, elevar a pressão arterial ou suprimir o apetite. Quando usada da maneira correta, a cor pode até economizar no consumo de energia.

Como uma poderosa forma de comunicação, a cor é insubstituível. Vermelho significa "parar" e verde significa "ir": semáforos enviam essa mensagem universal. Da mesma forma, as cores usadas para um produto, site, obra de arte, cartão de visita, ou logotipo podem causar reações poderosas. Como veremos nesta série de artigos, é tudo questão de cor!


LARANJA

"Laranja é o Amarelo trazendo o Vermelho para mais perto da humanidade." Wassily Kandinsky

Esta é uma cor vibrante. É quente, frutada, saudável e atraente - mas pode ser abrasiva e grosseira. É uma cor de polarização. As pessoas normalmente amam ou detestam o Laranja.

Seu nome foi tirado de um objeto, da talvez mais popular das frutas - a laranja. Na natureza, é a cor do pôr do sol, do fogo, de legumes, flores, peixes e de muitas frutas cítricas. No nosso mundo contemporâneo, o laranja é a cor de cones de trânsito, do Halloween, de botes salva-vidas.

Laranja simboliza energia, vitalidade, alegria, emoção, aventura, calor e boa saúde. No entanto, Laranja puro pode significar latão, pode sugerir uma falta de valores intelectuais e de mau gosto.

Laranja é uma cor que entra e sai da moda. Foi uma cor "groovy" nos anos 70 e depois desapareceu. Em 1991, um artigo na revista Forbes sobre como o Laranja afeta as escolhas dos consumidores concluiu que o Laranja significa barato, no sentido de uma boa compra.

É importante notar que existem muitos tons de laranja - e que remetem portanto a significados diferentes. Alguns podem ser mais atraentes para aqueles que acham difícil gostar desta cor: terracota ou caiena - um Laranja escuro, cáqui - um vermelho alaranjado, puxando para o abóbora - um laranja puro, meio manga - um amarelo alaranjado, salmão - um tom mais rosado - um laranja bem claro.
 

Laranjas mais escuros oferecem uma sensação de conforto, enquanto alguns são picantes, outros são mais terrosos. Laranjas mais leves são suaves e dão uma idéia de coisas saudáveis.

 Significados globais do laranjaO laranja evoca o sabor de frutas saudáveis, cheias de suco, pois é associado à vitamina C e à boa saúde.
O laranja é a cor do outono, dos botes salva-vidas, dos cones de perigo.

Significados únicos do laranja em diferentes culturas

-
Laranja é o nome e a cor emblemática da família real britânica.
- é a cor dos uniformes de prisão nos EUA.
- O laranja na sua versão mais amarelada, como o açafrão, é uma cor sagrada e auspiciosa no hinduísmo.
- O semáforo do meio é laranja na França.
- No Reino Unido, laranja representa os protestantes da Irlanda do Norte e tem forte significado religioso e político.

Laranja na Arte e no Design

O laranja é um excelente exemplo desta regra do design: Não há cores ruins, apenas combinações de cores ruins.

- laranja-azul: fazendo um esquema de cores complementares, esta combinação dá a idéia de algo dinâmico.
- Laranja-Verde-Roxo: esquema de cores tríade é excepcional e sempre agrada.




Um comentário:

Rocio disse...

Eu gosto dessa cor, mas, acima de tudo, eu amo a comida, eu sempre tentar um monte de pratos servidos com laranja, e há muitos deles em os restaurantes em vila madalena vou fins de semana