segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Uma questão de ESTILO


Uma das maiores dúvidas dos estudantes de Arte é como desenvolver seu próprio estilo.
Bom, o estilo vem com o tempo, com o estudo e, obviamente, com a prática.
Mas isso não significa que não há certas dicas que você pode seguir para ajudar a criar seu próprio estilo.
Todo mundo tem seu mundinho próprio: coisas pessoais que vão desde o modo como você se veste até como você brinca com as pessoas. Mas, então, o que você gosta de desenhar mais? As respostas mais comuns provavelmente são: pessoas, anime, lobos, dragões, fanarte...
Você deve estar se perguntando: "Por que você está desperdiçando meu tempo com algo que não tem nada a ver com estilos?" Bem, olha só... é uma introdução sentimental. :)
Antes mesmo de pensar em desenhar um lápis e fazê-lo parecer uma pessoa porque é o seu "estilo", você deve considerar a questão "O que é estilo?"
Então vamos tornar a coisa mais direta: estilo é a maneira que você faz as coisas. Mas isso não significa que ela é a sua desculpa para desenhar as coisas mal. O estilo da sua arte é VOCÊ. O estilo é a forma como as pessoas reconhecem você e o seu trabalho.
Um jeito fácil de entender esse ponto de vista é escolher dois artistas dos quais você goste muito e tantar determinar diferenças entre os trabalhos deles.
Agora que deu pra ter uma idéia do que é o Estilo, fica mais fácil desenvolver um que seja só seu (ou quase).
Ilustração de Moda de Dau Shin

Então vamos ao momento tão esperado: AS DICAS!

- pensando em definir um estilo bacana que dê pra reconhecer logo de cara, você tem que colocar algum esforço e dedicação no seu trabalho. Qual é... Não vai dizer que você ia simplesmente desejar um estilo para uma estrela cadente e tudo ia se realizar?
- saiba mais sobre a sua personalidade e seus gostos artísticos. Você gosta de arte calma? Você gosta de coisas tão loucas que os olhos das pessoas vão derreter? Você gosta de coisas mais para o lado Cartoon? Anime? Ou talvez você goste mesmo de realismo?
- Prátique e continuar a desenhar. Muito. Quanto mais você desenhar, mais fácil será para desenhar as coisas. Parece óbvio, mas é uma regra de ouro que a maioria dos estudantes ignora. Quando estiver nesse ponto, você vai começar a desenhar as coisas mais a seu gosto.
- Por favor, não copie COMPLETAMENTE o estilo de outro artista. Você pode ser INFLUENCIADO por ele, mas não absorva o estilo. Roubar seu estilo é como roubar sua identidade e dignidade. Você é um indivíduo e foi criado assim por uma razão: aproveite as suas qualidades.
- Se as pessoas fizerem uma crítica construtiva sobre seu trabalho, por favor não tome isso como algo pessoal. Críticas construtivas são aquelas quando há realmente um feedback, uma explicação do que as peesoas vêem no seu trabalho. Esse tipo de pessoas quer ajudar você a melhorar e fazer o seu estilo de se transformar em algo que os outros gostariam.
- Por fim, mas não menos importante: diverta-se. Faça experciências com cores, mude partes do desenho, faça as coisas de cabeça para baixo, use linhas curvas, formas geométricas,etc. Tem um monte coisas que você pode mudar em um trablaho para torná-lo mais pessoal.

Arte de Gabriel Moreno

E lembre-se: essas coisas tomam tempo. Não tenha pressa.
Agora vá já para a prancheta praticar! :)

Nenhum comentário: