segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Significado das Cores - Vermelho


 Este é mais um post de uma série de artigos voltados para o significado das cores. Os textos são baseados em livre tradução dos artigos encontrados originalmente no site http://www.colormatters.com/ - Visite o site e descubra mais sobre as cores!

VERMELHO

Vermelho é a cor dos extremos. A cor do amaor apaixonado, da sedução, da violência, do perigo, da raiva e da aventura. Nossos ancestrais pré-históricos viram o vermelho como a cor do fogo e do sangue - as forças da vida e da energia primal - e grande parte do simbolismo associado ao vermelho hoje surge de suas poderosas associações do passado.
Vermelho também é uma cor mágica e religiosa. Ela simbolizava o sobre humano heroísmo dos gregos e é a cor da cruxificação cristã. No mundo antigo, o vermelho era uma cor quase tão rara e cara de se obter quanto o roxo- um fato que acaba também determinando a magia e poder associados a ele.

Significados Globais do Vermelho

O vermelho é uma das duas cores favoritas da maioria das pessoas, além de ser a cor mais usada em bandeiras pelo mundo - cerca de 77% de todas as bandeiras incluem o vermelho em suas cores.

É a cor internacional para "pare".

Os "distritos vermelhos" vendem sexo e pornografia nas culturas ocidentais.

A história das Línguas revela que o vermelho é a primeira cor a vir depois do preto e do branco - todas as línguas possuem palavras para "preto" e "branco", se existir apenas uma terceira palavra para outro tipo de cor, esta será "vermelho".

  

Significados do Vermelho em diferentes culturas

Na Ásia o vermelho é a cor da boa sorte e é a cor mais popular na China.

A maioria das crianças japonesas desenha o sol como um grande círculo vermelho, que é uma alusão à própria bandeira do Japão.

Nos mercados de ações da Ásia Oriental, o vermelho é usado para designar aumento do preço das ações, enquanto que nos EUA a cor é usada quando há quada dos preços.

Ainda na Ásia o vermelho é considerado uma cor auspiciosa para o casamento: na Índia e no Nepal os noivos usam saris vermelhos; no Japão, um kimono vermelho significa felicidade e boa sorte.

Na Rússia, a palavra "vermelho" também significa "lindo".


Design com Vermelho

Os tons de vermelhos não são criados da mesma maneira. Além de tons claros e escuros de vermelho, existem dois tipos de vermelho:

Vermelho Tomate e Vermelho "Berry"

Os vermelhos amarelados são baseados em nos vermelhos tomate. Já os de base azulada são baseados nos "vermelhos berry". Alguns dizem que os homens são mais atraídos para os vermelhos tomate: já as mulheres para os vermelhos "berry".


O contexto é tudo quando se usa vermelho. Por exemplo, quando o vermelho é colocado em um fundo preto, ele brilha como um fogo sobrenatural; colocado sobre um fundo branco, o vermelho parece um pouco maçante; já em contraste com laranja, o vermelho parece sem vida. Observe ainda que o quadrado vermelho aparecerá maior sobre o fundo preto.




Como enxergamos o Vermelho

O vermelho chama atenção. É uma das cores mais chamativas, seguido apenas pelo amarelo - o que explica seu uso em carros de bombeiros e sinais de pare: é uma cor que alerta.

O vermelho se concentra atrás da retina o que obriga a lente a se tornar mais convexa para "puxá-lo" para a frente. Portanto, percebemos que as áreas vermelhas parecem estar sempre à frente ou avançando. Isto pode explicar porque a nossa atenção sempre se volta para o vermelho.

E você sabia que Oito por cento da população masculina tem uma deficiência de visão de cores e não pode ver o vermelho em tudo?

Dizem que o vermelho aumenta a sua pressão arterial e acelera seu batimento cardíaco. Sim, o vermelho é uma cor forte, mas seus efeitos imediatos são apenas temporários e não se aplicam a todo mundo...

Nenhum comentário: