sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

A Universidade não faz de Você um Artista

Existe uma pergunta que incomoda muitos alunos de arte e até artistas já no mercado: você precisa de um diploma universitário para ser artista?

Ser artista é muito mais do que ter certas habilidades, você tem que dominar três coisas:. TÉCNICA (forma), CONCEITO (conteúdo) e VISÃO.



Técnica Isso é algo que a escola de arte / faculdade pode definitivamente te ensinar. Se você tem planos de cursar Arte (seje em uma escola livre ou em uma de ensino formal), isso é algo que você pode esperar ter no programa: óleo, acrílica, pastel, lápis, carvão, aquarela... - tem pra escolher. Há tantas coisas que você pode aprender de um professor - e dos outros alunos - que nem dá pra colocar em palavras.
 Além de materiais, você vai estar em contato com um monte de estilos, formas e direções para ir. Desenho, composição, cor.Uma boa escola de arte ou faculdade pode mostrar a maneira de se expressar de muitos jeitos diferentes, mostrando novas formas de fazer coisas antigas.Apesar de muita gente colocar isso em xeque hoje em dia, a técnica é importante para todo artista, sem exceção: Picasso estudou técnica de desenho e também Miró o fez. Em algum ponto de suas carreiras eles sentiram a necessidade de desconstruir todas as coisas que tinha aprendido, mas a verdade é que só puderam fazer isso porque eles aprendem, vamos dizer, a maneira "clássica" antes. Caso contrário, não haveria nada para desconstruir.


Conceito Isso também pode ser aprendido na escola de arte e na faculdade, em alguns níveis, vamos dizer assim.História da Arte: sim, caro aluno, você tem que aprender. Sim, é importante para a sua formação, para que você aprenda sobre a Arte, sobre o objeto do seu estudo... Nunca ouviu dizer que "conhecimento é poder"?Mas às vezes a faculdade pode ser realmente cansativa sobre o conceito: cada peça tem que ter algo por trás dela e isso não é verdade. Às vezes eu faço uma obra só porque eu acho que é um assunto legal ou eu uso o Azul da Prússia com o Amarelo Ouro porque acho que combinam ou porque eu sinto que é bom. Eu não quero necessariamente causar uma impressão ou algum tipo de resposta do observador da minha obra. Às vezes eu só quero pintar.Nesse caso, a faculdade pode ser muito exigente e cria uma onda de explicações falsas que não seriam necessárias caso se aceitasse o simples conceito "porque isso me agrada". Às vezes, até mesmo explicações malucas surgem. Então é bom tomar muito cuidado com isso. Alguns dizem que você tem que basear seu trabalho em algo para ele funcionar, você tem que usar referências, mesmo referências da literatura. Isso não faz nenhum sentido, faz? Um artista cria. Como você pode ser encorajado/forçado a usar apenas referências? É claro que referências e bases são importantes, mas elas não devem limitar o trabalho do artista. Neste caso, o estudo formal da arte se perdeu. A necessidade das faculdades de Arte em serem reconhecidas como as de Medicina ou Direito, fez com que esses cursos de Arte perdessem a essência do assunto, tentando documentar, dirigir e classificar tudo.




Visão Você pode traduzir a visão como "alma", se quiser. A visão é o artista. Ela é conjunto dos cinco sentidos de uma pessoa. E isso não pode ser ensinado. Em todos estes anos eu fui professora de arte (já são 14 anos agora!) e eu realmente acredito nisso. Você pode mostrar algumas ferramentas, dar algumas dicas e ensinar alguns truques, mas se esse aluno não tem a visão ... ele/ela não vai ser um artista. Ele/ela pode dominar a técnica de aquarelas perfeitamente - mas vai ficar faltando alguma coisa.Os cursos de uma escola de Arte ou da  faculdade podem abrir sua mente, mostrar coisas novas que possam fazer você pensar diferente, mas não vai fazer você sentir o mundo como um artista. Isso não pode ser ensinado. Caso contrário, o mundo estaria cheio de Picassos, Michelangelos e Da Vincis. Mas eles eramúnicos em sua maneira de pensar e de executar suas obras. Como todo artista é. E você não pode aprender isso, você só pode expandir algo que você já tem em você. Mas a maioria das pessoas não consegue identificar essa pequena coisa que está dentro de si e esse é o problema. A menos que você faça isso, você não pode expandi-lo e você vai ser um artista incompleto.Sentir, tato, olfato, ouvir, ver, pensar e até paladar - é preciso experienciar tudo isso. Então usar técnicas para transformar tudo em uma obra. Usando conceitos, pensando em composições, cores ou até mesmo sem pensar em nada. A alma de artista está dentro de cada um de nós, e é de nossa inteira responsabilidade encontrá-la e fazê-la crescer. Alguns perdem essa alma cedo, já na infância, outros não conseguem encontrá-la nunca, mas há aqueles que entram em contato com ela e são capazes de fazê-la crescer, se abrir. Esses últimos é que são os verdadeiros artistas, este é o seu "diploma" de arte.

Um comentário:

Kaji-san disse...

Visão é algo muito particular, muitas pessoas não conhecem muito bem as técnicas, não respeitam proporções e nem nada disso, mas possuem um traço marcante, com "alma".