segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

O Valor da ARTE


Estes dias temos ouvido falar muito sobre roubo de Arte na internet. Muitas pessoas (e até empresas grandes) são apontadas como ladrões de arte, mas estes de quem a gente escuta falar são apenas o peixe grande. As pessoas comuns também são culpadas de roubo de arte.

A internet é a única culpada, é o que todo mundo diz. Mas para nós, artistas, é muito difícil proteger o seu trabalho e, ao mesmo tempo, mostrá-lo ao mundo. Hoje em dia a internet é o melhor para se fazer conhecer e fazer com que as pessoas possam comprar nosso trabalho. A melhor maneira de nos protegermos ainda é usar as horríveios marcas d'água e fazer upload de imagens em baixa resolução. Mesmo assim, você não está totalmente protegido. E por que isso?

A maior parte dos problemas vem na verdade da compreensão das pessoas e, é claro, da educação. As pessoas geralmente não entendem o valor de uma obra de arte, o esforço que o artista coloca nele e todo o processo de criação. Mesmo para um artista, colocar preço em uma peça pode ser muito difícil. Mas o que as pessoas devem entender em primeiro lugar é: um artista vive de sua arte. E quando dizemos isso, quer dizer que o artista vende seu trabalho para pagar aluguel e todas essas coisas que as "pessoas normais" precisam para viver e que a maioria está habituada a pensar que um artista não precisa. Para ser um artista é preciso saber viver um sonho, é trabalhar por amor, sim, é verdade. Mas também somos seres humanos que precisam comer e viver em algum lugar.

Por isso quando alguém chega pra um artista e pede um desenho de graça e o artista diz "não", ele está apenas tentando lhe dizer que precisa de dinheiro de verdade, porque isso é o seu trabalho! Então, se você já pensou em dizer a um artista "oh, mas é tão caro!", Por favor não diga, ou tente dizer apenas "eu não posso pagar isso agora. Sinto muito", porque você não pode colocar valor no trabalho de outra pessoa. A arte não é como, por exemplo, uma vassoura, um objeto muito útil e você tem uma idéia clara de quanto custa, porque todos elas são muito parecidas.  

No prefácio de "O Retrato de Dorian Gray", de Oscar Wilde escreveu que "Podemos perdoar um homem por fazer uma coisa útil, contanto que ele não a admire. A única desculpa para fazer uma coisa inútil é que ela seja admirada intensamente. Toda a arte é completamente inútil. ". E é por isso que é tão difícil encontrar o valor da arte. 

"Retraato de Oscar Wilde", de Fabrizio Cassetta

Alguns jovens artistas também são culpados por as pessoas não darem o devido valor à Arte: eles se confundem sobre o quanto devem pedir por uma peça para seus clientes e também têm medo das pessoas pensarem que seu trabalho é muito caro. O que eles não entendem é que ao fazer isso estão diminuindo o valor de seu próprio trabalho, além do trabalho de outros colegas artistas. Quando as pessoas descobrem uma peça de arte barata, elas começam a questionar por que os outros pedem mais por trabalhos semelhantes. E não estamos falando aqui somente de peças de arte que vemos em museus ou galerias de arte: o valor dessas peças é um assunto completamente diferente e envolve uma série de outras questões. Estamos falando de peças simples, pedidos pequenos, designs de tatuagens, fanarts e ilustrações para diferentes fins. Cada caso é único e eles vão ter preços diferentes. O jovem artista não pode pedir tanto quanto um profissional de renome por seus trabalhos, e as pessoas têm de compreender a qualidade do trabalho de um iniciante será diferente também.  

Mas isso não acontece e  quando alguém pede 160 reais pelo design de uma tatuagem simples e meu cliente acha que é muito, ele pensa que está certo clicar com o botão esquerdo do seu mouse e escolher "Copiar imagem". A mesma coisa quando você baixar uma música sem pagar por isso. É simplesmente errado! Não é apenas um arquivo na internet. Alguém colocou um monte de esforço, estudou muitos e muitos anos, comprou boas ferramentas para produzir e usado algo que a maiorida das pessoas comuns não podem usar: criatividade.
 
 Ninguém pensa nisso antes de roubar uma obra de arte. Casos extremos que acabam virando notícia são apenas uma hipérbole do que acontece todos os dias na internet. Artistas têm o dever de fazer as pessoas entenderem o valor de uma obra de arte, não permitindo que as pessoas façam uso do seu trabalho sem pagar e tentando fixar preços justos para cada peça.

Por isso, da próxima vez que você for tentado a usar o botão esquerdo do mouse, pense em tudo isso.

Nenhum comentário: