segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Significado das cores - Roxo


 

Mais um artigo da série voltada para o significado das cores. Os textos são baseados em livre tradução dos artigos encontrados originalmente no site http://www.colormatters.com/ - Visite o site e descubra mais sobre as cores!

A cor desempenha um papel extremamente importante no mundo em que vivemos. Ela pode influenciar o pensamento, as ações e reações. Pode irritar ou aliviar seus olhos, elevar a pressão arterial ou suprimir o apetite. Quando usada da maneira correta, a cor pode até economizar no consumo de energia.

Como uma poderosa forma de comunicação, a cor é insubstituível. Vermelho significa "parar" e verde significa "ir": semáforos enviam essa mensagem universal. Da mesma forma, as cores usadas para um produto, site, obra de arte, cartão de visita, ou logotipo podem causar reações poderosas. Como veremos nesta série de artigos, é tudo questão de cor!


ROXO



A dificuldade em se encontrar o roxo na natureza e o custo da criação da cor púrpura deu uma aura sobrenatural a esta cor durante séculos.

O roxo é também o comprimento de onda mais poderoso do arco-íris - e é uma cor com uma história poderosa, que tem evoluído ao longo do tempo. Na verdade, as origens do simbolismo do roxo são mais significativas e interessantes do que os de qualquer outra cor.

Se voltarmos à nossa existência pré-histórica, nossos antepassados provavelmente nunca viram uma fruta roxa, flor, pássaro, peixe - ou qualquer coisa viva - porque o roxo é muito raro na natureza. Isso é difícil de imaginar no mundo conectado e cheio de híbridos de hoje.

As civilizações se desenvolveram, assim como roupas e corantes. Os primeiros corantes roxos datam de cerca de 1900 aC. Custava aos antigos uns 12.000 crustáceos para extrair 1,5 gramas de corante roxo puro - apenas o suficiente para tingir uma única peça do tamanho de uma toga romana. Não é de admirar, então, que esta cor era usada principalmente para o vestuário dos imperadores ou indivíduos privilegiados.

Ao longo da história, pigmentos e corantes roxos tornaram-se menos caros e complexos, mas uma coisa continua a mesma: o roxo simboliza nobreza e luxo para a maioria das pessoas no mundo.




Hoje, a ciência já revelou muito mais sobre o roxo do que nossos antepassados poderiam imaginar: roxo é o comprimento de onda mais poderosa visível de energia eletromagnética, ficando poucos atrás de raios-x e raios gama. Talvez isso explique porque o roxo é associado com a energia sobrenatural e do cosmos, mais do que com o mundo físico.

Levando em consideração todos os aspectos do roxo do passado e do presente, podemos dizer que o roxo simboliza magia, mistério, a espiritualidade, o sub-consciente, a criatividade, a dignidade da realeza, - e evoca todos esses significados mais do que qualquer outra cor.

Variações de roxo transmitem significados diferentes: roxos mais claros são alegres, florais e românticos. Os tons escuros são mais intelectuais e reportam à dignidade.

Os significados negativos de roxo são vaidade, decadência e pompa. O roxo é também uma cor de luto.

Um dos aspectos mais significativos do simbolismo do roxo é a divisão geracional. Há uma enorme diferença de opiniões sobre roxo. Tudo depende da idade: a maioria dos jovens vê o roxo como uma cor feliz. Os adultos mais velhos veêm a cor através de uma perspectiva mais ampla. Além disso, o roxo assume novos significados em muitas culturas.


Significados Globais do Roxo


Encontramos muitas semelhanças globais no significado do roxo:

O roxo tende a ser uma cor que as pessoas amam ou odeiam.

Entre as pessoas do Mediterrâneo, o roxo foi reservado para imperadores e papas. É uma cor que os japoneses batizaram de "Roxo Imperial".

O roxo é a cor do luto ou morte em muitas culturas: Reino Unido, Itália, Tailândia e até no Brasil.

Não é uma cor comum de bandeira: apenas duas bandeiras apresentam roxo (Republica Dominicana e Ilhas Marianas do Norte).


Significados únicas de "Purple" em diferentes culturas

O "Purple Heart" é o prêmio americano por bravura.

O roxo é uma cor simbólica para a comunidade gay em muitas culturas ocidentais.

O roxo é a cor dos personagens infantis populares de televisão - "Barney" e "Tinky Winky" (o Teletubby roxo da BBC).

Na Itália, a maioria dos artistas não sobem ao palco se eles têm que vestir qualquer coisa roxa.



Design com Roxo

As cores usadas para criar o roxo são normalmente o vermelho bem quente e o azul mais frio.



Há três tipos diferentes de roxo: avermelhado, o roxo puro e o azulado. Os avermelhados são mais quentes, e os azulados mais frios, e o puro é considerado neutro.


Curiosidade

Os imperadores romanos Júlio César e Augusto decretaram que somente o imperador podia usar roxo. Quando Nero se tornou imperador, o uso de roxo e até mesmo a venda da tintura desta cor era punida com a morte!

Nenhum comentário: