segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Significado das cores - Verde




Este é mais um post de uma série de artigos voltados para o significado das cores. Os textos são baseados em livre tradução dos artigos encontrados originalmente no site http://www.colormatters.com/ - Visite o site e descubra mais sobre as cores!

Verde não é mais apenas uma cor: atualmente é o símbolo da ecologia e em inglês é até um verbo.

Significados Globais do Verde

Desde o início dos tempos, verde significou crescimento, renascimento e fertilidade. Nos tempos pagãos, havia o "Homem Verde" - um símbolo de fertilidade. Nos países muçulmanos é uma cor sagrada e na Irlanda uma cor de sorte. Era a cor do céu na dinastia Ming.

Podemos encontrar o verdes em uma ampla gama de objetos: sopa de ervilha, tapete felpudo antigos, paredes de banheiro, esmeraldas, wasabi e manjericão.

É a cor universalmente associada com a natureza: simboliza a ecologia e o meio ambiente.



Semáforos são verdes em todo o mundo.


Significados únicas de verde em diferentes culturas

Na China, o verde pode simbolizar infidelidade. Um chapéu verde simboliza que a esposa de um homem o está traindo.

Em Israel, o verde pode simbolizar uma má notícia.

No Japão, as palavras para azul e verde ("AO") são as mesmas.

Na Espanha, piadas picantes são "verdes".

O idioma Inglês dá alguns atributos estranhos à cor: Você prefere ficar verde de inveja ("green with envy"), verde atrás das orelhas ("green behind the ears") ou verde em torno das brânquias ("green around the gills")? Expressões que significam sucessivamente: extremamente invejoso, ser imaturo ou ficar com náuseas.



Sorte ou azar?

Verde é significa sorte na maioria das culturas ocidentais. Um trevo verde simboliza sorte.

Você não vai encontrar muitos carros verdes em pistas de corrida, porque são considerados de mau agouro.

Circos e "showmen" que viajam pela Austrália podem considerar o verde como uma cor de má sorte.

Uma rima em Inglês arcaico sobre cores do casamento: "Casado em verde, vergonha de ser visto." ("Married in green, ashamed to be seen") - mas acho que são poucos que gotariam de se casar com roupas verdes, certo?

O Feng Shui afirma que o verde pode causar distração, nervosismo e falta de educação.

Design com Verde


Há mais tons de verde do que a de qualquer outra cor. Verdes variam de amarelo esverdeado, como o limão e o abacate, para aqueles com uma coloração mais azulada (como o esmeralda). Acqua ou turquesa são cores que normalmente são metade azuis e metade verdes.





Como enxergamos o verde

Daltonismo

Cerca de 5% - 8% dos homens e 0,5% das mulheres do mundo são daltônicos. As pessoas que são protans (vermelho fraco) e deutans (verde fraco) compreendem 99% deste grupo.

Alguns países europeus Circularam certas luzes de trânsito de modo que fica claro o que é verde e o que é vermelho através da cor que tem um retângulo em torno da luz. Alguns estados dos EUA colocaram linhas diagonais através das luzes verdes dos semáforos como uma ajuda para os daltônicos.

Na maioria dos países os sinais de saída são verdes e eles têm uma vantagem importante quando há fumaça no ar durante um incêndio. Com sinais de saída vermelho, tem-se a impressão de que ali também há fogo - houve casos em que bombeiros em prédios em chamas tentaram apagar os sinais de "Saída"! Com um sinal verde, as pessoas sabem que não é o fogo em si, mas o caminho para a segurança.

Os sinais de saída verdes foram estabelecidos na década de 70 por uma Comissão Internacional de Padrões de Sinais de Segurança. Mesmo assim não são todos os países que adotam esses sistema.

Nenhum comentário: