terça-feira, 16 de abril de 2013

Neil Gaiman e suas muitas faces!


O Site dcbooksandauthors.com publicou uma entrevista reveladora com o mestre Neil Gaiman, onde ele fala de seus projetos para 2013, da importância das bibliotecas para a sociedade atual, de Twitter e de Apocalipse Zumbi. Conheça um pouco mais dessa mente fantástica na matéria abaixo conduzida por Emily S. Whitten

Quando eu conheci o premiado autor de best-sellers Neil Gaiman em 2005, eu estava de pé em uma fila de uma livraria por horas, na segunda sessão de autógrafos que visitei (a primeira foi, muito apropriadamente, uma sessão com Terry Pratchett duas semanas antes, em que nasceu a semente para a Discworld Convention nos EUA), e eu estava muito faminta e cansada.

Mas quando cheguei à frente da linha, eu disse: "Olá", e disse a Neil que eu gostava de seu trabalho, e que estava trabalhando na Discworld Convention para Terry Pratchett, e ele (sendo um amigo de Terry e ter co-escrito o romance "Good Omens"[Belas Maldições] com ele) apertou minha mão e disse: "Bem feito", e me deu um cookie. E só assim, eu senti como se o mundo fosse um lugar um pouco mais quente - porque falar com Neil é assim (e também porque eu estava com muita fome e o cookie estava muito bom e provavelmente aumentou a taxa de açúcar no meu sangue).

Anos mais tarde, estou feliz por ser capaz de me considerar amiga de Neil, e de ter uma entrevista deliciosa com ele que eu posso compartilhar com todos vocês. É um grande momento para uma entrevista com Neil, porque apesar de ser apenas 5 de março de 2013 (data da entrevista) parece-me ser um ano particularmente bom para ilustrar o tipo de criador que Neil Gaiman é, ou seja, alguém que é capaz de criar arte maravilhosa em qualquer meio.

Embora Neil esteja constantemente criando, os projetos deste ano realçam a diversidade de sua produção criativa:
-"Chu's Day", um livro de imagens para crianças muito pequenas ilustrados por Adam Rex, acaba de ser lançado.
-"The Silver Dream": um romance  da série Interworld, de co-autoria de Neil, Michael Reaves, e Reaves Mallory, será lançado em 23 de abril.



-"The Ocean at the End of the Lane", o mais novo romance adulto de Neil vai chegar 18 de junho (e já está prevista uma adaptação para o cinema).
- "Fortunately, The Milk", um livro ilustrado para os jovens leitores, será exibido em setembro.

Somado a isso, Neil está escrevendo uma nova história em quadrinhos de Sandman que e passa antes do início de sua popular e longa série, e roteirizando outro episódio de TV de Doctor Who, para seguir o sucesso de seu episódio do ano passado, "The Doctor’s Wife. "

E depois, claro, há a adaptação de seu best-seller American Gods para uma série televisiva da HBO, em que ele está envolvido, e a adaptação a uma minissérie de TV do já mencionado "Good Omens", em que ele e Terry Pratchett estão envolvidos.

Até mesmo "Heck", o discurso que Neil proferiu na  Philadelphia’s University of the Arts em Maio de 2012 já está sendo adaptado em um livro concebido pelo artista Chip Kidd e será lançado dia 14 de maio. E quando você pensa que pode imaginar todos os domínios em que Neil pode "fazer boa arte", como o seu discurso nos aconselha a fazer, a Blackberry lançou "A Calendar of Tales", um conjunto de 12 histórias inspiradas pela multidão baseadas nas respostas de Neil às perguntas feitas no site "Twitter" e agora disponível em download gratuito para que todos possam ler. Esse projeto ainda está em curso, e a ideia de Neil é incentivar as pessoas a apresentar a arte inspirada nas histórias, que podem então ser apresentadas ao lado das histórias.

Tudo isso levanta a questão: há qualquer meio em que Neil Gaiman não pode "fazer boa arte"? Provavelmente não, e que é apenas como ele gosta. Como ele diz, "Eu amo a maneira como as pessoas como Alan Moore podem mover-se sem problemas de humor ao horror, e eu queria ser assim. Para mim, é como alguém que foi trancado em uma loja de doces à noite e só quer pôr as mãos em tantas coisas quanto possível, antes de ser pego. "Neil quer fazer tudo, e felizmente, ele trabalha para ele. Ele ainda faz poesia! (E é uma das minhas leituras favoritas dele que você pode ouvir online). Ele também faz entrevistas divertidas, então agora que nós cobrimos provavelmente apenas alguns dos projetos que Neil tem na manga para este ano, vamos ver o que ele tem a dizer sobre um par deles (e algumas outras coisas).

Vou começar com uma pergunta inspirada pelo recente proclamação autor Terry Deary, de que "o conceito por trás bibliotecas ... não é mais relevante", que obviamente você discorda. Como você vê o papel das bibliotecas no mundo de hoje?

Eu acho que o papel das bibliotecas está sendo remoldado por bibliotecas em todos os lugares. Até recentemente, incrivelmente, uma biblioteca era encarada principalmente como um repositório de informações, e um repositório de ficção, e um lugar onde as pessoas pudessem se guiar através da informação. E o problema com o mundo de hoje é que existem muitas pessoas que acreditam que a internet substituiu bibliotecas, porque a internet está cheia de informação e bibliotecas estão cheias de informações: portanto, é exatamente a mesma coisa. Que é como dizer florestas pode substituir jardins.

A internet é uma floresta, e a biblioteca é um jardim, e é um jardim que oferece uma enorme quantidade mais do que apenas informações, porque também oferece ... você sabe, bibliotecas diferentes oferecem coisas diferentes, mas são muitas vezes uma forma de as pessoas obter informação on-line, que de outra forma não conseguiriam. E elas são uma forma de acessar a coisa certa que você procura. E também a verdade é que a Internet é grande para um monte de coisas, mas não tem um conjunto brilhante, absolutamente gratuito e acessível de ficção para fazer uma criança, que é um leitor voraz, feliz, ainda mais se essa criança não faz parte de uma família incrivelmente rica. Eles precisam de bibliotecas.

Concordo, mesmo crescendo em uma casa cheia de livros que utilizaram a biblioteca para coisas específicas que eu estava procurando ou queria ler, e eu encontrei novos livros por navegar e explorar de forma aleatória.

Sim, você usa a biblioteca, e é uma maneira de ir e encontrar coisas. É uma forma de expandir o seu próprio horizonte.

Falando de expansão de horizontes, vamos falar sobre "The Ocean at the End of the Lane", seu mais recente romance adulto. Parece muito diferente de qualquer um dos seus escritos anteriores, talvez porque é mais pessoal?

Sim, definitivamente é um livro muito, muito pessoal. Também não era para ser um romance. Foi uma história curta que apenas continuei e nunca mais parou. Então, como resultado, é esse tipo de pequeno, mas perfeitamente completo tipo de coisa. Não é realmente como qualquer outra coisa que eu escrevi.

Em muitos aspectos, não se parece com nada, é como "Mr. Punch", e "Violent Cases". E com esses as pessoas me perguntavam se eram autobiográficos, e eu dizia: "Não, eles não são." Eles são como um mosaico, onde todos os pequenos quadrados vermelhos são autobiográficos. Mas os quadrados vermelhos não são, na verdade, a história. Você sabe, eles são apenas pequenos pedaços que eu coloquei com o resto.

Nesse sentido, embora "Ocean" não seja autobiográfico, o ponto de partida para o livro é um pouco autobiográfico.Também parece ser uma história bem mista emocionalmente, com alguma esperança, e algumas trevas, e alguns pedaços engraçados, todos inseparáveis um do outro, e para mim, que me fez sentir muito "real", apesar dos elementos surrealistas na trama.

Sim. É um livro muito estranho, porque de certa forma, é realmente triste, mas tem um final feliz depois de uma moda. Mas algumas coisas realmente ruins acontece com algumas das pessoas lá, e não todo ele fica fixo até o final. Mas há também um monte de coisas engraçadas, e um monte de coisas, eu espero, isso é engraçado e humano.

De minha leitura, eu diria que é muito verdadeiro.
Outro de seus próximos livros que eu tenho ouvido muito é seu livro ilustrado para jovens leitores, "Fortunately, The Milk", que você chamou de "a coisa mais idiota que escrevi". Diga-nos, como é que você chegou ao (artista de quadrinhos) Skottie Young como ilustrador?


O que é realmente muito surpreendente sobre "Fortunately" é que eu tenho dois artistas diferentes. E eu tenho os dois mais legais artistas de livros do mundo. Tenho Chris Riddell no Reino Unido, e Skottie Young nos EUA porque o Reino Unido ama Chris Riddell, mas os editores americanos acham que ele é muito Inglês, e os americanos amam Skottie, mas os ingleses sentem que sua arte se parece um pouco escorregadia e americana , e eu amo os dois. Então, eu me sinto como um garoto nerd de óculos que de repente conquista as duas meninas mais bonitas da escola para o baile. Tenho dois encontros.

Além disso, todo mundo vai querer comprar os dois livros.

Você sabe, eu acho que algumas pessoas realmente vão. E normalmente nós lutamos para que os livros sejam lançados na mesma data, enquanto que aqui nos EUA, a versão inglesa acaba saindo cerca de um mês depois da americana, e é uma das poucas vezes em que ninguém imagina, pois os ingleses estão dizendo: "Você sabe, algué, que se preocupa o bastante com 'Fortunately' para comprá-lo na America vai comprar a versão inglesa também."

Eu vi muitas ilustrações surpreendentes de Chris. Eu não vi muitas de Skottie ainda. Mas Skottie pode estar enviando o material para Harpers, e eles mostraram-me cerca de quatro páginas, que são fantásticas.

Ah bom. Skottie tem um estilo muito único.

Ele tem. E nós estávamos ligados pelo Twitter. Era como uma espécie de estranho encontro cego no Twitter. Alguém no Twitter só ficava dizendo, "Oh meu Deus, eu desejo que Skottie e Neil trabalhem juntos", e eu pensei, espera aí, esse nome é familiar, e eu fui e cliquei no nome Skottie, e disse, "Oh, você é a pessoa que faz as maravilhosas coisas de "Oz". E eu pensei, "Que legal", e lhe enviei um tweet. Eu disse, "Estarei pronto para trabalharmos juntos quando aparecer o projeto certo" E vez ou outra ele me cobrava dizendo:"Vamos nessa?" e eu dizia, "Ahhh, ainda não". E então Fortunately, The Milk" surgiu e eu disse "estou aqui" e mandei o roteiro em segredo. E disse: "Você gostaria de fazer um pequeno desenho de teste, apenas para que eu possa mostrar ao editor?" Porque Harpers não conhecia Skottie.

Sim, ele faz principalmente quadrinhos.

Exatamente. Ele fez um desenho, e foi a partir daí.

Fantastico! Falando em Twitter, você é muito ativo lá. Se houvesse um Apocalipse do Twitter e ele fechasse amanhã, como você acha que afetaria sua vida? Sentiria falta? Queria usá-lo mais?

Eu teria feito muito mais!

Mas você sentiria falta?

Sim, eu sinto falta dele. Eu ia sentir particularmente em longos passeios de trem e táxi, e apenas momentos em que eu realmente estava entediado.

E, claro, você nunca pode ter conheceu Skottie.

Talvez não. Twitter é excelente para conexões crescentes. Conectar coisas. Mas também toma tempo tempo. No final do  "The Ocean at the End of the Lane", agradeço as pessoas boas do Twitter, que me disseram o preço do Black Jack e da Salada de Frutas, "sem os quais este livro teria sido escrito na metade do tempo". E é verdade.

Claro! Estou me sentindo muito apocalíptica hoje, então vamos encerrar com outra pergunta sobre o apocalipse. Se realmente o mundo acabar, qual seria a sua habilidade de marketing? Como você se vende a um grupo de sobreviventes para que eles não roubem todos os seus alimentos e armas e deixem-no para morrer? Como você iria convencê-los a deixá-lo vir junto com o grupo e ajudar a combater zumbis, ou qual seja o problema?

Sabe, eu não tenho certeza se eu gostaria de acompanhar o grupo e ajudar a lutar com zumbis.Provavelmente faria um buraco em um lugar cheio de livros com o máximo de alimento e fingir que eu não estou lá enquanto vejo as minhas leituras até que os zumbis cheguem. Isso seria ótimo. Porque, honestamente, eu sou muito bom em fazer coisas, mas isso não será útil quando os zumbis chegarem. As pessoas poderão dizer: "Ok, Neil, distraia-os... com uma sestina (poema cuja estrutura consiste em 39 linhas)! Isso não vai ser muito útil. As pessoas dirão: "Basta ir e fazer um verso de improviso para distraí-los", Ou "140 caracteres de inteligência! Vá em frente!" E eu:," Zumbis não se importam..."

Infelizmente. Mas nós nos importamos! E obrigado por esta entrevista.

Por Emily S. Whitten


http://dcbooksandauthors.com/2013/03/05/the-many-facets-of-neil-gaiman-by-emily-s-whitten/
Site do artista: http://www.neilgaiman.com(Traduzido e editado por Emerson Penerari)


Nenhum comentário: