segunda-feira, 13 de maio de 2013

Facebook e Redes Sociais Para Artistas - Parte 2

Continuação do texto postado no dia 30 de abril, dessa vez com as dicas do que NÃO fazer na  Internet quando criar um perfil em redes sociais divulgando sua arte.




Nunca faça isso:

* Se você não pretende fazer algo na vida real, não o faça nas redes sociais. Impessoal como parece, às vezes, suas ações afetam pessoas reais com sentimentos reais.


* Independente do que faça, não peça dinheiro às pessoas - especialmente pessoas que você nem conhece!


* Não poste apenas sobre si mesmo. Isso é chato. Traga outras pessoas para a conversa. Há muito mais na vida do que você, além do fato de que as pessoas preferem visitar as páginas onde podem dialogar com os outros, se informar, compartilhar informações, aprender coisas interessantes, ser exposto a diferentes formas de viver e pensar, e assim por diante.


* Não há necessidade de chamar a página "Fulano Artista" ou "Fulano Belas artes" ou "Arte Fulano." Isso é ser redundante. O que é importante é formatar sua página de uma maneira que seja imediatamente evidente para qualquer visitante que está na página de um artista.


* Não marcar ninguém, a menos que você esteja compartilhando uma foto dessa pessoa (ou uma foto que tirou), ou um post ou link ou segmento que eles estejam interessados. Não marque auto-promoção, anúncios de espetáculos ou imagens de sua arte com os nomes das pessoas que você quer que vejam. Isso é muito irritante.


* Se a maioria ou todas as suas informações são privadas, não adicione estranhos, sem primeiro apresentar-se ou explicar quem você é ou a natureza da sua solicitação. Se as pessoas não têm ideia de quem você é e não podem descobrir qualquer coisa a partir de sua página, então que motivo  eles têm para adicionar você como amigo?


* Não envie spams e e-mails em massa ou mensagens. Se você estiver enviando um anúncio ou convite ou solicitação para mais de uma pessoa, certifique-se que a razão pela qual você está enviando tem algo a ver com eles. "Olhe para mim" ou "Olhe para a minha arte" não são boas razões. Se você criar um evento, faça uma página do evento no Facebook, por exemplo, e convide pessoas por lá. E absolutamente não use aplicativos de spam para amigos em seu nome.


* Se você cria uma página do evento, não poste repetidamente sobre ele. Postar várias vezes é realmente irritante para todos nós que  não podemos ir ou não temos interesse. Mesmo os que estão chegando ficam cansados disso, e aqueles que já não suportam as suas postagens são forçados a retirar sua página dos calendários. 


* Não adicione pessoas a um grupo que você está criando ou já pertence a menos que primeiro peça permissão. Se eles não querem estar no grupo, eles são forçados a ir para a página do grupo e pedir para sair.


* Não peça às pessoas que você não conhece material livre -  mercadorias, favores, conselhos, serviços ou qualquer outra coisa.  Se tem uma boa razão para tirar dúvidas (que eles possam entender e apreciar), cultive um relacionamento com eles primeiro, pergunte se eles se importam se você fizer um pedido, etc




* Não use aplicativos de perguntas como "Facebook Questions", "Ask FM" ou do Tumblr para pedir a seus amigos perguntas em massa. Isso é muito impessoal - especialmente se você está pedindo feedback sobre sua arte ou para outros tipos de opiniões pessoais. Se você tem uma pergunta para alguém, peça-lhe pessoalmente - como em um e-mail, ou se você conhecê-lo, em um bate-papo. Ou se você usar aplicativos para perguntas, primeiro explique o motivo da pergunta e, em seguida, pergunte.


* Não postar vídeo após vídeo de sua música favorita ou outros temas não relacionados com a arte, a menos que se aplicam diretamente ou a você como um artista ou com o tipo de arte que você faz. Você  criou essa página para a arte, para a música ou o que? Além disso, digamos que alguém goste de sua arte, mas odeia a sua música? Aí você está ferrado.


* Não postar no mural de alguém, a menos que esse post tenha algo a ver com essa pessoa, os interesses dessa pessoa, algo a ver com um post especial em sua página, ou algo que você sabe que eles ou seus amigos estarão interessados em ver. Se é tudo sobre você e não tem nada a ver com eles, guarde a postagem para mais tarde, quando você conhecê-lo melhor e eles vão entender o que você está fazendo.


* Não postar sua resposta a uma conversa em separado, poste na discussão. Postando fora  faz você parecer que está mais interessado em chamar a atenção para si mesmo do que contribuindo para a discussão. Além disso, os participantes do segmento não verão o seu post.


* Não use tópicos de discussão de outras pessoas para promover a si mesmo ou a sua arte - a menos que os participantes se relacionem de alguma forma com a sua arte ou seu comentário ou promoção se relaciona de uma forma direta e significativa para o post.


* Não inicie conversas com pessoas que você não conhece - especialmente se a sua única razão é para que vejam a sua arte, assistam o seu show, visitem o seu site, respondam suas perguntas ou responder a outras solicitações. Se você quer conversar com alguém que não conhece, se apresente primeiro e pergunte se está tudo bem.

* Não envie aplicativos ou solicitações de  jogos aos amigos que não usam esses ou outros aplicativos ou jogos. Visite suas páginas primeiro para ver de que aplicativos e jogos eles participam e avalie qual a probabilidade de aceitar um convite para usar os que você usa. Se a aceitação parece improvável, não faça a solicitação.



* Não obstrua a sua página com jogos e aplicativos. Pessoas que possam estar interessadas em sua arte, mas não estão interessadas em aplicativos ou jogos não  perdem tempo abrindo caminho através dos oceanos de irrelevâncias. Além disso, uma sobrecarga de jogos e aplicativos não focam a sua página como a de um artista profissional.

* Não envie e-mail às pessoas para perguntar o que eles acham da sua arte ,ou site ou qualquer outra coisa. Publique esses pedidos em sua página e faça suas perguntas lá. Dessa forma, você dá a todos a opção de responder, sem pressioná-los. Forçar as pessoas a olhar ou responder a sua arte é desconfortável para eles e contraproducente para você.


* Não pedir a amigos para fazer coisas para você, a menos que eles sejam realmente seus amigos - como na vida real - ou você pode explicar a natureza de seu pedido em termos que eles possam se relacionar e entender. 

* Se você  enviar um pedido de favor para o email de alguém e a pessoa não puder te ajudar, em seguida, envie um e-mail agradecendo-lhe, pelo menos por ler o seu pedido. Simplesmente não responder porque você não conseguiu o que você queria é muito rude - e faz você parecer realmente egocêntrico.


* Não seja um "fominha". Facebook e Redes Sociais nãosão veículos para que você apenas absorva informações, conselhos, favores, feedback e outras regalias para si e para a sua arte possível. Se você quiser chegar a algum lugar, ofereça primeiro, pergunte depois. Quanto mais você dá, mais você recebe em troca. As pessoas são muito mais propensas a responder positivamente às suas solicitações, uma vez que você fez-se disponível para eles em algum tipo de capacidade construtiva em primeiro lugar.


Extraído, traduzido e editado por Emerson Penerari. Link Original (em inglês): http://www.artbusiness.com/facebook-tips-help-protocol-etiquette-and-instructions-for-artists.html


Nenhum comentário: