quinta-feira, 24 de outubro de 2013

A Importância da Arte em Nossas Vidas


Qual a importância da Arte nas nossas vidas? Só quem procura seguir uma carreira nesta área do conhecimento precisa estudar esse tipo de disciplina? Acho que as respostas a essas perguntas são muito amplas e não podem ser resumidas em um simples “sim” ou “não”. Sim, a Arte é importante em nossa vida, e não, não apenas para quem deseja trabalhar nessa área precisa estudá-la. Mas por quê?

Imagem ilustrativa

A Arte é capaz de abrir portas para caminhos onde não existe o impossível: trabalhar com a Arte nos torna melhores para improvisar, transformar, ir além do superficial e do óbvio, fazendo uso de um diferencial no mundo competitivo de hoje: a criatividade.

Imagem ilustrativa

Para as crianças, por exemplo, a relação com o mundo artístico traz melhoras de expressão, coordenação, concentração, observação e sociabilidade. E quando pensamos em aprendermos sobre Arte, seria um erro encará-la apenas como algo que agrega valor ao currículo ou um diferencial para a carreira do estudante. Em um mundo como o de hoje, onde há muita cobrança sobre a formação profissional das pessoas (passar nas melhores faculdades, fazer cursos que coloquem você em uma posição melhor no mercado de trabalho, concentrar-se em sua área de atuação), ela torna-se algo mais. Ganha uma importância que vai além do currículo escolar. Só é possível perceber sensibilidade no mundo que nos cerca quando temos a Arte como parte significativa na nossa formação.

Imagem ilustrativa


Assim como a História, a Arte não se resume a fatos, datas e nomes. Ela está atrelada a toda a história da humanidade, pois reflete cada época. “Por que Michelangelo pintava figuras com tamanho afinco anatômico?” “Por que seu trabalho é tão expressivo?” “Quais as diferenças estéticas e conceituais do seu trabalho e do trabalho de Da Vinci?” “Por que há pinturas que parecem desenhos infantis?” Exemplos de questões levantadas pelo estudo de Arte e que ajudam numa melhor compreensão do nosso mundo passado e presente, relacionando as etapas da História da Arte à história da humanidade.

Juízo Final (obra de Michelangelo) - concluído em 1541
Estudar Arte também é compreender nosso universo, o mundo que nos cerca, observar as coisas e as pessoas de modo diferente. É poder se expressar de uma maneira íntima e exclusiva, através de uma linguagem própria. Estudar Arte é agregar valor não só ao nosso currículo, mas também ao nosso crescimento como ser humano, é agregar conhecimento à nossa vida, para que possamos ter novas experiências e encarar nosso bairro, nossa cidade, nosso país, de uma nova perspectiva, e assim sermos capazes de criar alternativas para tornar o mundo diferente.

Imagem ilustrativa

Por fim, num país como o nosso, carente de alta cultura, gente como nós aqui na Ânima nos vemos empenhados na tarefa árdua de resgatá-la.
Só de tê-lo aqui como leitor, fez de você um colaborador nessa tarefa.
Obrigado e volte sempre!

Professor Marcelo Ferreira.

Nenhum comentário: