quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Fantasy Art!


  Por Emerson L. Penerari,  da Ânima
Hail galera! Merso na área! Para a minha postagem atual no Blog comecei a escrever um texto bem pessoal sobre as minhas considerações com respeito ao conceito atual de arte e a valorização/exposição do ego em forma de Instalações e Performances, mas como pretendo fazer algumas tirinhas do Artur, o (Argh)tista com esse tema, dei um tempo no assunto e resolvi falar de um estilo de arte que sempre me cativou: a Arte de Fantasia, ou Fantasy Art (Não confundir com "Arte Fantástica" ou Fantastic Art, que engloba mestres mais antigos, como Bosch e Bruegel).

"Entre no Castelo, salve a Princesa, Mate o Monstro"! Arte de Clyde Caldwell

Meu contato com a Fantasy Art veio ainda cedo, com as capas de LPs que citei na minha postagem anterior (não leu? Tá aqui, ó: http://blogdaanima.blogspot.com.br/2013/09/desenho-e-musica-artes-interligadas.html ) e, em 1984, com a primeira edição da revista "A Espada Selvagem de Conan" pela Editora Abril, ilustrada pelo mestre Earl Norem (calma que ao final da matéria postarei alguns nomes e links para vocês pesquisarem). Eu era apenas um moleque, mas a cena de um bárbaro no meio de uma batalha contra vários guerreiros, um céu escarlate de fundo, uma serpente ameaçadora me fascinou! Nessa época eu nem sabia que existia esse gênero de arte.

Reprodução da capa de A Espada Selvagem de Conan n° 1, arte de Earl Norem
Vários discos, revistas e RPGs depois, já havia decidido me tornar ilustrador e praticava reproduzindo Arte de Fantasia, tanto com temáticas que remetem ao medievalismo como à ficção científica. Em 1994, entrei na saudosa gibiteria Legends & Lore  e me deparei com um livro chamado "Masterpieces of Fantasy Art", da Editora Taschen. A capa do Frank Frazetta e uma compilação de diversos artistas como Boris Vallejo, Frank Kelly Freas, Richard Corben, etc. fizeram com que eu o adquirisse na mesma hora. Me deleitei com os artistas que eu conhecia, delirei com artistas ainda inéditos para mim, e foi um aprendizado e tanto sobre técnicas, estilos e temáticas.

Reprodução da capa de Masterpieces of Fantasy Art, Ed. Taschen, 1991.
Claro que estamos falando de 1994, eu nem tinha computador em casa, muito menos internet, e essas imagens eram praticamente impossíveis de se conseguir exceto em livros caros importados. Hoje em dia temos tudo ao alcance de um clique, sem contar a ajuda dos softwares gráficos para os ilustradores atuais. A garotada da geração Photoshop pode achar datado uma aerografia do Roger Dean ou do Sorayama, mas se não fosse a ousadia de explorar o nosso imaginário desses visionários, a arte contemporânea com certeza teria muito menos graça.

Portanto, você que acha que reproduz um tom de pele no seu software, que acha que sabe desenhar dragões por que viu um tutorial no site Deviant Art, que debocha dos grandes gadgets da arte cyberpunk ou da nerdice dos livros conceituais dos filmes da série "O Senhor dos Anéis", e, pior ainda, não sabe quem foi Frank Frazetta, então é melhor dar uma garimpada na bibliografia no final desta postagem.

Falando em Frazetta, ele merece um post inteiro em sua homenagem. Há alguns meses fiz um texto sobre outro grande ilustrador, Boris Vallejo aqui no Blog da ÂNIMA
( http://blogdaanima.blogspot.com.br/2013/03/tecnicas-de-arte-fantastica-por-boris.html ) então podem esperar a longo prazo alguma coisa do mestre Frank, que popularizou o estilo da Fantasia nos anos 50 em quadrinhos de suspense e terror.
Saiba mais sobre ele no ótimo texto de Alexandre Callari no site Pipoca e Nanquim: http://pipocaenanquim.com.br/quadrinhos/frank-frazetta-o-maior-ilustrador-da-historia/

Bom, é isso aí! Abaixo seguem alguns links de sites de grandes artistas, bem como o link da minha página no Deviant Art, que prova a minha paixão pela Arte de Fantasia. Quem quiser mais informações, ou mesmo discordar da matéria, pode comentar aqui ou falar diretamente comigo na Ânima, vai ser um papo bem prazeroso acompanhado de um café e, claro, de uma ilustração do Frank Frazetta em nosso hall social.

Ilustração "Land of Terror"de Frank Frazetta 

Emerson Leandro Penerari
http://penerari.deviantart.com/

Frank Frazetta (O Pai): http://frankfrazetta.net/
Boris Vallejo e sua esposa Julie Bell (Os Filhos): http://www.imaginistix.com/
Bernie Wrightson (Amém): http://www.wrightsonart.com/
Olivia: http://www.comicvine.com/olivia-de-berardinis/4040-57988/
Rowena Morrill: http://www.rowenaart.com/


Conan:
Earl Norem: http://www.earlnorem.com/
Joe Jusko
Bob Larkin

Fantasy Artists nos Quadrinhos:
Moebius: http://www.moebius.fr/
Simon Bisley: http://simonbisleygallery.com/
Heavy Metal Magazine: http://www.heavymetal.com/

Roger Dean (Capas dos discos do Yes): http://www.rogerdean.com/
Ken Kelly (capas de discos do Kiss e Manowar): http://www.kenkellyfantasyart.com/page/page/6626981.htm
Outros nomes de ilustradores de capas de álbuns:
Andreas Marshall
Ed Repka
H. R. Giger

Jeff Easley (Introduziu a arte no RPG): http://www.greggmrowka.com/gallery_web/jeffeasley/
Outros nomes de ilustradores de RPG:
Gerald Brom
Fred Fields
Clyde Caldwell

No Brasil:
Benicio: http://www.benicioilustrador.com.br/
Mozart Couto: http://mozartcoutoimagens.blogspot.com.br/

Procure por "Fantasy Art Illustrations" neste site que é um banco de imagens: http://www.imagenetion.com/







Nenhum comentário: