quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Como Montar sua Biblioteca de Arte

Grande parte dos desenhistas, ilustradores e aspirantes são ótimos observadores. Imagens de outros artistas, fotografias, edificações e a própria natureza fascina quem tem gosto pelas formas, cores, nuanças e jogos de luz e sombra. Baseado nesse conceito, compreendi que artistas admiram outros artistas. E, com a facilidade de encontrar boa arte na internet, alguns jovens acabam se esquecendo da importância de se visitar Museus e mesmo de ler bons livros sobre o assunto.

Há trinta ou quarenta anos no passado, era bem mais difícil encontrar livros de arte em português. Algumas coleções de livrarias ou mesmo de bancas de revistas enchiam nossos olhos, porém o custo ainda era alto. Felizmente, muitas famílias sabiam da importância de se conhecer um pouco sobre obras famosas e seus criadores. Fazia parte da cultura da época. Quando vejo alguns alunos da Ânima se interessando por artistas (sejam pintores barrocos, mangakás, astros dos quadrinhos, arquitetos e fotógrafos) a ponto de comprarem livros ilustrados, vejo que ainda existe salvação para os volumes impressos.

Por isso resolvi falar um pouco sobre isso: uma biblioteca básica de arte. Claro que uma coleção de livros demanda dinheiro para adquirir, tempo para ler e espaço para armazenar. Mas é gratificante. Muitos dos meus alunos me pedem dicas de livros para comprar e artistas para pesquisar. No ano passado até montei uma lista de referências bibliográficas para meus cursos, assim como outros professores fizeram, quem se interessar é só me pedir. Fiz uma seleção básica separada por temas interessantes para uma coleção que não ocupe muito espaço e seja essencial para quem deseja se aprofundar no mundo das artes, por prazer ou por profissão. Eis a lista:

1) Livros de Técnicas

Gostaria de lembrar que livros que tratam de técnicas de desenho não ensinam uma pessoa a desenhar da noite para o dia. São lembretes e dicas de profissionais para que os leitores aperfeiçoem seu traço, método, observação e interpretação.
Alguns bons livros de técnicas para se ter em casa:











2) Biografias de Artistas

Entender um pouco a forma que pensava determinado artista, sua visão de mundo e de sua época é essencial para compreender certos movimentos artísticos que gostamos. Que tal comprar alguns livros bibliográficos sobre seus artistas favoritos? Geralmente eles vêm recheados de imagens de suas obras mais famosas. Sugestão: Os livros da Editora Taschen:























Também podemos incluir nas biografias alguns documentários e filmes sobre artistas importantes. Separe um espaço na prateleira para estes DVDs:




3) Livros de História da Arte

Como você poderá compreender a arte sem conhecer suas origens? Como saberá que rumo a arte irá tomar sem saber como ela chegou até os dias de hoje? Na época da minha mãe, História da Arte era matéria curricular do ginásio, independente da profissão desejada. Portanto, é uma cultura indispensável!

Aqui você vai ter que gastar um pouquinho a mais. Mas vai valer à pena!



4) Livros de Referências

Aqui pode se englobar desde artbooks de seus artistas favoritos quanto clássicos dos quadrinhos, mangá, arte urbana, fotografia... algo que você possa folhear nas horas vagas e se inspirar para seus trabalhos, até mesmo reproduzir algumas imagens como treino. Poderia listar uma centena de obras, mas irei me conter:










Bom, com essas dicas acredito que vocês terão um ano inspirador. Separe uma graninha por mês, se não encontrar algumas obras, pesquise na internet por enquanto, mas informe-se! Arte é cultura e nunca é demais aprender sobre o assunto. Boa leitura!

Professor Emerson Penerari

Nenhum comentário: