quinta-feira, 17 de abril de 2014

A importância do Esboço

Esboço, sketch, rough (ou "raff"). A gente pode chamar do que quiser, mas o negócio é que essa parte inicial do desenho é a mais importante.

Sem o esboço, nem adianta muito a ideia inicial. Aliás, o esboço é parte integrante da ideia, da criação, porque é ele que vai te ajudar a desenvolver o desenho até atingir o ponto desejado.

O ato de esboçar em si já é um estudo daquilo que você tem em mente. É nesse momento que você define o melhor ângulo, a melhor posição do personagem, ou corrige a anatomia.

Sarah Simblet
Desenhar assim, com rapidez e sem muito comprometimento, é uma excelente maneira de explorar conceitos de uma maneira veloz. Você pode esboçar por uma ou duas horas e elaborar várias soluções possíveis para projeto que tem em mãos. Este é um passo essencial no processo de qualquer artista, seja ele acadêmico, tradicional ou até digital.

O esboço vai poupar tempo para trabalhar com conceitos no papel antes de ir para o computador, tinta ou arte-finalizar uma peça. Embora seja possível construir esboços no computador, não é a mesma coisa que fazer o processo na mão, quando você faz a coisa tão rápida que é possível esboçar vários conceitos sobre o papel. Ao trabalhar dessa maneira acabamos gerando uma multiplicidade de ideias em um período relativamente curto de tempo.

Michelangelo
Esboçar também ajuda na hora de de decidir e criar a composição básica da sua ilustração. Também dá pra usar esboço pra fazer projeto de sites da Web e design gráfico para avaliar rapidamente opções de layout.

Pra quem está no mercado de trabalho, o esboço também é essencial. Não dá pra perder tempo finalizando cada amostra pra clientes. Mostrando miniaturas esboçadas ou composições, você economiza o seu tempo e o tempo do seu cliente também. Quanto mais detalhado for a amostra que você fizer, maior será a sua vontade de que o cliente aprove. Mas nem sempre é isso que acontece. Se for pra passar horas em cima de uma ilustração, é melhor ter certeza de que o cliente está de acordo com a sua escolha de projeto antes de avançar. Obter aprovações com base em esboços é uma parte comum do processo que envolve o trabalho de ilustração. Também é comum em trabalhos de design de logotipo e outros projetos.

Você pode sentir o desejo de pular o esboço e ir direto para os "finalmentes". Mas não existe um método mais rápido para explorar múltiplas soluções visuais do que esboçar. Então pense bem no projeto em que está trabalhando pra ver se vale a pena pular uma parte importante do processo criativo que vai acabar influenciando no resultado final do seu trabalho.

Prof.ª Gisela Pizzatto

Nenhum comentário: