quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Vida de Artista: Aprendizado constante

A vida do artista é um constante aprendizado. Desde os estudos mais básicos, como técnicas de traço, anatomia e construção, até os mais complexos, com técnicas de finalização. Por isso o estudo é tão importante na nossa área.

Planejamento/estudo e projeto da prof.ª Gisela Pizzatto
O trabalho artístico em si depende da inspiração e da execução e uma não existe sem a outra. Sem inspiração a obra é oca, sem sentido, mecânica. Sem a execução a inspiração é aniquilada e até mal interpretada. A inspiração vem de todo lugar: do ambiente que nos cerca, um filme, uma música, até mesmo uma imagem. Já a execução tem a ver com a prática.

Se a sua prática é pouca, a execução será pobre e portanto sua inspiração terá pouca expressão no trabalho. Quanto maior suas habilidades, melhor a representação da inspiração e melhor será seu trabalho. 


Prof.ª Gisela Pizzatto produzindo.
Mas como melhorar suas habilidades? Bom, a resposta mais certa para esta pergunta é "de várias maneiras".

A maneira mais simples e primária, por onde podemos começar, é melhorar sua observação, não só de desenhos e trabalhos de outros artistas, mas de tudo que te cerca: cores, formatos, movimentos. Para treinar a observação, uma ótima técnica é a da "cópia". Use trabalhos de artistas que você gosta, tente reproduzir o que vê da melhor maneira que conseguir. Isso fará com que você evolua na maneira como enxerga as coisas e também vai ajudar a desenvolver técnicas similares a do artista que você está estudando. Observar e estudar o trabalho de outros artistas também ajuda a inspiração a fluir melhor e a criar um estilo próprio.


Prof.ª Gisela estudando e trabalhando com estampas para kimonos.
A verdade é que o estudo para o artista deve ser contínuo e só existe um caminho para a evolução: desenhar e desenhar - e desenhar mais. O importante é ter em mente esta continuidade da melhora. O seu trabalho sempre terá espaço para melhora, mas tenha na cabeça que não é preciso se cobrar demais sem necessidade. Basta estudar e a evolução virá no tempo certo. 

Bom, vamos lá, continuar a praticar! Até a próxima! 

Prof.ª Gisela Pizzatto 

Nenhum comentário: