quinta-feira, 19 de março de 2015

A ilustração de Moda

Hoje vamos falar aqui no blog sobre um tipo de arte que está restrito a um nicho bastante específico, mas que vem chamando atenção por conta da sua beleza e leveza: a Ilustração de Moda.

Piet Paris para Louis Vitton

A Ilustração de Moda é um tipo de comunicação visual em forma de ilustração, desenho e pintura. Geralmente é comissionado para a reprodução em revistas de moda como uma parte de um recurso editorial ou para fins de publicidade e promoção de fabricantes de moda, boutiques de moda e lojas de departamento. Também pode entrar na qualidade de "croqui", ou seja, um tipo de arte que ilustra uma idéia do que o estilista quer para o modelo de roupa que está criando.

Nataliya de La Fosse

A Ilustração de Moda é bem antiga, ao contrário do que se possa pensar: ela já existe há quase 500 anos. Desde que as roupas tiveram a necessidade de traduzir uma idéia ou uma imagem, está lá a ilustração de moda para mostrar o que se pretende. Não só ilustrações de moda mostram uma representação ou o design de uma peça de vestuário, mas também acabou se tornando uma forma de arte, um luxo visual.  

David Downton

Após o final dos anos 1930, houve um declínio de ilustração de moda, quando as revistas especializadas, principalmente a Vogue, começaram a substituir as suas célebres capas ilustradas por fotografias. Este foi um importante e decisivo para a indústria da moda. Laird Borrelli, autor do livro "Fashion Illustration Now" afirma:

    " A Ilustração de Moda
passou de ser um dos únicos meios de comunicação de moda a ter um papel muito menor. A primeira capa fotográfica da Vogue  foi um divisor de águas na história da moda ilustração e também uma marca do seu declínio. As fotografias, não importa o quão alteradas ou retocadas, sempre vão ter alguma associação com a realidade e, por associação, com a verdade. Eu gosto de pensar nas ilustrações como poemas em prosa e com narrativas mais ficcionais. Elas são, obviamente, mais filtradas através de uma visão individual do que as fotos." 

 
René Gruau

Mesmo assim, a ilustração de moda acabou por se tornar Arte, com direito até a exposições em museus (como por exemplo foi o caso do ilustrador Piet Paris que teve seus trablahos expostos no MMKA da Holanda). Hoje esta condição não é mais novidade e existem livros dedicados ao trabalho de grandes ilustradores da moda e também sobre a Ilustração de Moda em si. Afinal, é um tipo de trabalho muito pessoal, onde o artista é capaz de se colocar individualmente, com seu olhar e técnicas específicos, mostrando não apenas a idéia de moda a ser representada, mas um ponto de vista e uma leitura sobre aquele modelo.

Nenhum comentário: