quinta-feira, 12 de março de 2015

Fotografia é Arte?

Fotografia é arte? Ou é apenas um tipo de tecnologia?
Este é um debate intenso e antigo que abarca simpatizantes dos dois lados.
No fim do ano passado o renomado jornal britânico The Guardian reacendeu a discussão com a publicação  de alguns artigos de dois de seus colunistas: Sean O'Hagan e Jonathan Jones.

"A Sea of Steps", fotografia de 1903, de Fredirick Henry Evans
O debate começou com uma coluna de Jones - um crítico de arte - onde ele escreve um texto intitulado "Raso, sem alma e estúpido: porque fotografias não funcionam em galerias de arte" e afirma que fotos não merecem um lugar em galerias ao lado de pinturas. Muitos leitores, fãs de fotografia, se opuseram à opinião  do colunista expondo diversos argumentos, mas Jones se mostrou inflexível e até rebateu:

"Fotografia não é arte. É uma tecnologia. Nós não temos nenhuma desculpa para ignorar esse fato óbvio na era das câmeras digitais, quando as imagens de alta definição mais sedutoras e efeitos estão disponíveis para milhões de pessoas. Meu iPad pode fazer fotos panorâmicas que são lindas de se olhar. Isso faz de mim um artista? Não, ele só faz do meu tablet dispositivo fantástico."

"Migrant Mother", de Dorothea Lange

A resposta para essas afirmações veio de dentro do próprio jornal, o colunista especializado em fotografia Sean O'Hagan escreveu um artigo-resposta com o título "Fotografia é Arte é sempre será". No texto ele frisa que "A fotografia é hoje tão vibrante como sempre foi - ainda mais em resposta ao mundo digital, que Jonathan erroneamente pensa que tem feito de todos grandes fotógrafos. Não tem. A tecnologia só tornou mais fácil para as pessoas fazer - e divulgar - fotografias, isso é tudo. Um grande fotógrafo pode fazer uma grande fotografia com qualquer câmera. O fotógrafo ruim ainda vai fazer uma fotografia ruim mesmo que use uma super câmera digital que faz tudo para você. Trata-se de um modo de ver, não de tecnologia."
 
"A Menina Afegã", de Steve McCurry


A discussão ainda vai longe e cada um tem uma opinião. Nó aqui da Ânima acreditamos que fotografia é um tipo de Arte sim, porque a máquina é apenas um meio, uma mídia (como por exemplo o computador é para a Arte Digital), e o que importa é o olho do fotógrafo, sua sensibilidade em escolher um assunto, cores, equilíbrio e composição.Tanto que temos um curso regular de Fotografia e na próxima semana teremos um workshop especial para quem quer se enveredar por este tipo de Arte.


"Colônia de albatrozes no arquipélago Willis", de Sebastião Salgado

Pra quem quer conhecer a discussão do The Guardian, aqui vão os links (em inglês):

Introdução ao debate
Fotografias não pertecem à Galerias de Arte


Fotografia é Arte e sempre será

E você? Qual sua opinião?

Nenhum comentário: