quinta-feira, 5 de março de 2015

Pinacoteca do Estado de São Paulo: 110 anos e um acervo incrível!

E aí, amantes das artes, beleza? Hoje falarei um pouco sobre um acervo fenomenal que infelizmente muitas vezes é subestimado por algumas pessoas: a grande Pinacoteca do Estado de São Paulo.


Fonte: http://www.saopaulo.sp.gov.br/bancoImagens/albuns/7000/_d30235.jpg

Já visitei o local mais de uma dezena de vezes para visitar exposições itinerantes, mas nunca me canso de admirar as obras de grandes artistas, principalmente brasileiros, que compõem a vasta coleção do local.A última vez estive lá para ver as obras do consagrado escultor Ron Mueck, e aproveitei para apresentar à minha filha as obras dos grandes mestres brasileiros, que inclusive influenciaram o querido Maurício de Sousa em algumas de suas releituras, expostas na própria Pinacoteca pela primeira vez em 2001 sob o título "História em Quadrões". Almeida Junior, Portinari, entre outros receberam uma divertida homenagem com sensacionais versões de pinturas da Turma da Mônica.

Exposição Ron Mueck na Pinacoteca (2014-2015)
Mauricio de Sousa: Fonte: http://www.cyberartes.com.br/fotos/2136/mauricio%20de%20souza%20(8).jpg
Mauricio de Sousa Fonte: https://unhasinspiradas.files.wordpress.com/2013/06/chico-violeiro.jpg?w=490
A Pinacoteca é o primeiro museu de arte de São Paulo, e completa 110 anos de existência em 2015. Foi inaugurado em 1905 com vinte e seis pinturas de oito artistas, e hoje conta com quase 8 mil obras que contemplam todas as linguagens visuais: pintura, escultura, desenho, gravura, fotografia, instalações e objetos. O destaque fica para a priorização da produção artística nacional e o constante diálogo com a arte internacional.





Fonte: http://www.pletz.com/blog/wp-content/uploads/2014/06/manuscritos-do-mar-morto1.jpg
O belo prédio situado na Avenida Tiradentes foi estabelecido apenas em 1947, passando a ocupar todo o edifício em 1990 e ganhando mais um espaço, a Estação Pinacoteca, em 2004, a 400 metros da sede, onde, entre outras exposições, pude vislumbrar os conhecidos Manuscritos do Mar Morto.


Fonte: http://www.pletz.com/blog/wp-content/uploads/2014/06/manuscritos-do-mar-morto1.jpg

Deixo aqui a dica para uma visita o quanto antes à Pinacoteca, aproveitem que o museu Mariano Procópio de MG entrou em parceria e podemos apreciar de perto obras famosas, incluindo a representação dos bandeirantes, em pinturas de Henrique Bernadelli e Rodolfo Amoedo, além do Tiradentes de Pedro Américo e mais 50 obras, até o dia 22 de Março de 2015.




Está esperando o que? Consulte o site http://www.pinacoteca.org.br/ para se informar de horários e valores!

Emerson Leandro Penerari



Nenhum comentário: