quinta-feira, 7 de maio de 2015

Grandes Artistas: Alex Ross

Alex Ross é um artista que dispensa apresentações. Praticamente todo fã de artes, de quadrinhos, de pintura e mesmo de design já viu alguma de suas obras. Mas olhando todas essas belíssimas artes prontas e esse sucesso estrondoso de mais de 20 anos, poucas pessoas realmente sabem como ele iniciou sua prolífera carreira na ilustração e nos quadrinhos. Vamos falar um pouco sobre isso.


Alex Ross produzindo uma ilustração inspirada na música Yellow Submarine, dos Beatles. Fonte: https://blurppy.files.wordpress.com/2015/02/11008590_931808516859445_7790948854135746914_o.jpg

Olhando o passado, faz todo o sentido que Alex Ross se tornaria um dos mais respeitados artistas de quadrinhos do mundo. É um sucesso que levou uma vida e continua em ascendência.

Nascido em 1970 em Portland, Oregon e criado em Lubbock, Texas, Alex fez sua estréia artística aos três anos quando, de acordo com sua mãe, pegou um pedaço de papel e desenhou o conteúdo de um comercial de televisão que ele tinha visto momentos antes. Ross veio de uma família de artistas: sua mãe era uma artista comercial e seu avô construía brinquedos de madeira e adorava desenhar. Quando Ross descobriu o Homem-Aranha em um episódio de The Electric Company, sua vida mudou para sempre. "Eu só caí no amor com a noção de que havia personagens coloridos como este, realizando boas obras, às vezes fantásticos", diz Ross. "Eu acho que sabia que isso era o que queria fazer. Eu queria trazer esses personagens à vida."


Desenho de Alex Ross com 4 anos, exposto no Museu Norman Rockwell. Fonte: http://www.nrm.org/alexross/selectedworks/supperheroes/

Essa atitude não foi meramente escapismo. Para Ross é exatamente o oposto. "É um ambiente divertido", admite. "Super-heróis são uma mistura de todas as formas de ficção - mito, ficção científica, mistério e magia -. Tudo em um pote gigante Os melhores personagens encarnam as virtudes que encontramos em nós mesmos."

Ross dá o crédito ao seu pai, Clark, um ministro, com a estrutura moral que lhe permitiu apreciar as boas ações realizadas rotineiramente pela sua afinidade com Heróis como Superman e Homem-Aranha. "Meu pai deu ajuda - ajuda física, não apenas financeira -. A uma série de instituições de caridade e causas. Ele ajudou a abrigos e fundou um abrigo para crianças em Lubbock,.. e suas ações me fizeram ver que Super-Heróis não são heróis porque são fortes; eles são heróis porque realizam atos que vão além de ver apenas a si mesmos ".


O pai de Alex, Clark, como o personagem principal da trama de Kingdom Come. Fonte: http://www.hazelfoster.com/wp-content/uploads/2012/01/kingdomcome4.jpg

Já adulto, Ross começou a ler quadrinhos e levando o hobby a sério, admirando o trabalho de ilustradores de quadrinhos como George Perez e Berni Wrightson. "Eles estavam em extremos opostos", recorda Ross. Wrightson, provavelmente mais conhecido como o co-criador de Swamp Thing (Monstro do Pântano) ", usei um monte de linhas delicadas para delinear sombra e tom. Não havia tantos artistas de quadrinhos empregando sombras naquela época. Perez, por outro lado, tinha um estilo muito atraente, aberto, com linhas de contorno abertas e muito pouca sombra. Quando eu tinha 12 anos, queria imitar o estilo de Perez, e depois quando comecei a trabalhar seriamentente, queria imitar o estilo de Wrightson. Percebi que não havia um caminho a percorrer . "

Esta filosofia tornou-se verdadeira quando Ross descobriu Andrew Loomis e Norman Rockwell. "Eu imaginava pessoas como Rockwell, que era fotorrealista", diz Ross. "Quando eu tinha 16, eu disse a mim mesmo: 'Eu quero ver isso em uma história em quadrinhos!'"

Mesmo quando jovem, no entanto, Ross sabia que "não havia nenhuma satisfação ao basear o meu estilo em cima do trabalho de outra pessoa." Assim, enquanto seus amigos estavam explorando os territórios desconhecidos da adolescência, Ross dedicou seu tempo para se tornar um desenhista, com o objetivo de longo prazo de fazer as pessoas acreditarem que um homem podia voar.

"O Colegial pode ser um momento caótico", diz ele. "Através da minha arte e através do que esses personagens representados, eu encontrei um senso de ordem que eu queria aplicar à minha vida. Não que eu não estivesse interessado em namorar ou socializar. É que parte de mim não queria deixar os personagens coloridos que amei por tanto tempo. "


Capa da revista Terminator, um de seus primeiros trabalhos antes da fama. Fonte: http://www.alexrossart.com/galleries/terminator/thumb/terminator2.jpg

Aos 17, Ross foi para Chicago e começou a estudar pintura na Academia Americana de Arte, a escola onde sua mãe havia estudado. "Meu tempo na Academia foi realmente valioso", lembra ele. "Eu aprendi que eu era como um artista e que tipo de disciplina que eu já tinha aprendido. Lá estava eu, desenhando um modelo vivo pela primeira vez e percebi que poderia representar o modelo. Nem todo mundo na classe podia fazer isso. Era importante fazer essa descoberta. "

Estudar na Academia também permitiu que Ross estudasse os clássicos em maior profundidade. "Salvador Dali acabou sendo uma grande influência, na verdade", diz ele. "Ele tinha uma imaginação vívida e uma qualidade hiper-realista que não era tão distante de histórias em quadrinhos. Comecei a estudar os ilustradores americanos clássicos como Norman Rockwell, JC Leyendecker ... Eu fui chamado de 'O Norman Rockwell dos quadrinhos' mais de uma centena de vezes. Eu não vou sugerir que estou no mesmo nível que ele, mas tentar esse tipo de realismo no meu trabalho tem sido sempre parte da minha abordagem ".

Foi na Academia que Ross teve a idéia de pintar suas HQs. "Não houve nenhum momento onde eu vi a luz e disse: 'quadrinhos pintados! Esse é o jeito!'", Ele lembra. "Foi um subproduto dos meus estudos. Não havia qualquer programa que me ensinasse a pintar uma história em quadrinhos. "Havia também bastante HQs pintadas lá fora -. Não muitas, mas algumas -. que me fez pensar que o meu talento poderia ser aplicado".


Esboços a lápis antes da pintura final. Fonte: http://www.comicartfans.com/Images/Category_12185/subcat_32317/PoisonIVY481.jpg

Houve também uma sensação de realização do desejo envolvido. "Quando se pinta o trabalho, você ganha um sentido de vida e credibilidade que irá chamar mais leitores. Você pode usar a cor e a luz e sombra e modelos vivos para dar certo realismo. Pode ser mais fácil de se relacionar a um personagem, se você olhar para ele e dizer: 'Aqui está um ator que retrata alguém. Aqui está algo que parece real. "Eu pensei que seria atrair pessoas e talvez adicionar à sua fruição da obra.

Depois de três anos na Academia Americana, Ross se formou e conseguiu um emprego em uma agência de publicidade. Enquanto isso, o editor da Marvel Comics (na época) Kurt Busiek tinha visto o trabalho de Alex e sugeriu que colaborasse em uma história dele. Esses planos chegaram a ser concretizadas em 1993, com Marvels, uma graphic novel que deu um olhar realista sobre super-heróis da Marvel, apresentando-os a partir do ponto de vista de um homem comum. O livro lançou Ross sua primeira exposição na mídia tanto dentro da indústria das HQs quanto fora dela. Fãs apreciaram a afeição óbvia para os personagens que ele pintou, demonstrada por sua atenção aos detalhes e o fato de que ele teve tempo para fazer esses personagens parecem tão críveis.




Marvels. Fonte: http://www.dinamo.art.br/wordpress/wp-content/uploads/2014/05/marvels_alex_ross1.jpg

Depois veio Kingdom Come (O Reino do Amanhã), uma história futurista para a DC Comics sobre um ministro que tem de interceder em favor de um super-herói da Guerra Civil. Foi uma festa visual, cheio de camafeus, piadas e uma personagem principal com base no pai de Ross, permitindo reconhecer publicamente a influência de sua família.


Kingdom Come. Fonte: http://www.comicbooksyndicate.com/wp-content/gallery/12-days-kingdom-come/kingdomcome-05.jpg

Tendo se estabelecido criativa e financeiramente com projetos de super-heróis, Ross voltou-se para o mundo real com o Tio Sam, uma história de 96 páginas, que teve um duro olhar para o lado negro da história americana.

No final dos anos 90 comemorado o aniversário de 60 de Superman, Batman, Capitão Marvel e Mulher Maravilha, Alex produziu com o roteirista Paul Dini livros de tamanho tablóide, que descreve cada um desses personagens usando seus poderes para inspirar a humanidade, bem como ajudá-los.


Wonder Woman: Spirit Of Truth. Fonte: http://31.media.tumblr.com/tumblr_m0bhch0Agu1qjzyxso1_1280.jpg

Nos últimos anos, Ross tem aplicado suas habilidades artísticas para projetos realizados no exterior com base nas HQs, incluindo um cartaz promocional de edição limitada para Academy Awards 2002. Um número de itens criados especialmente para a Warner Bros. Lojas de estúdio - incluindo litografias, placas de colecionador e até mesmo uma tela de pintura de Superman - fez dele o artista mais vendido na história da empresa.

No outono de 2001, Ross pintou uma série de quatro capas de bloqueio para TV Guide (com personagens da série Smallville) e desenhado e esculpido uma série de bustos baseados em personagens que ele criou para a série da Marvel Terra X. "Projetando as estátuas ", explica Ross," foi um caso em que eu disse: 'Ei, eu sei que posso fazer isso, e antes que alguém faz isso - talvez de maneira diferente - eu posso esculpir alguns dos personagens conhecidos no meu estilo... eu quero assumir a responsabilidade total para os projetos que levam o meu nome. "

Quarenta anos atrás, o Homem Aranha aprendeu que com grandes poderes vêm grandes responsabilidades. Olhando para Alex Ross, vemos que aprendeu a lição. A carreira dele oferece uma outra mensagem importante: siga o seu sonho. Na verdade, não é muito longe do tipo de mensagem que você pode encontrar em uma de suas histórias.

Muitos se perguntam o tipo de material que Ross usa para produzir suas pinturas. Ele costuma usar Guache em tubos da marca Winsor & Newton, pincéis da mesma marca e um aerógrafo para preencher grandes áreas uniformes ou detalhes de brilho.


Fonte: http://kwc.org/blog/archives/photos/2003/07-19-03.alex%20ross%20drawing-2.jpg

Minha palavra pessoal: conheci o trabalho do Alex Ross em 1995 passeando normalmente nas bancas como costumo fazer até hoje e me deparei com Marvels No. 1. Amei a capa em acetato, o visual do Tocha Humana e, ao virar duas ou três páginas descobri que aquilo era um clássico da arte sequencial pintada, assim como Moonshadow, Wolverine/Destrutor e Às Inimigo. Levei para casa. Impossível não pirar com a história e a arte realista dessa série. Após ler e reler, descobri pela editora Devir que sairia a série Kingdom Come em 4 partes nos EUA. Importei porque não conseguiria esperar para ver mais artes do mestre. Fiz o mesmo com Uncle Sam. Nessa época passei a acompanhar a revista Wizard, sobre cultura pop, tanto nacional quanto americana, e ficava de olho sempre procurando qual seria o novo projeto de Ross. Muitos amigos consideram sua arte estática. Outros não gostam por ser muito inspirada nos clássicos. Mas eu ainda o considero um revolucionário, que arriscou entrar em projetos ambiciosos quando ninguém acreditava do que ele seria capaz. Hoje possui obras em galerias consagradas de arte e é influência para vários artistas, ilustradores e desenhistas de quadrinhos. Sua obra serviu como divisora de águas nos anos 90 e seu nome estará na lista dos grandes imortais das HQs como Frazetta, Buscema, Pérez, Wrightson, Kent Williams e outros.

Professor Emerson Leandro Penerari 

Alguns trechos desta biografia foram tiradas do Site www.alexrossart.com , do livro Mithology, de Chip Kidd e Geoff Spear e da revista Wizard Millenium Edition Special.

Nenhum comentário: