terça-feira, 9 de junho de 2015

10 dicas para o Pensamento Eficaz

Oi, gente! Hoje tem dica aqui no blog! São dicas de desenho pra você mesmo, quando precisa ter uma ideia mais clara daquilo que quer desenhar e finalizar.

Então vamos lá, se você encontra dificuldades em colocar uma ideia no papel, o melhor jeito de fazer isso é esboçar, esboçar e esboçar. Mas como fazer isso de modo que realmente funcione? Tenho 10 dicas pra você conseguir um esboço efetivo e que vai te ajudar a conseguir o que quer!

1º. Encontre diferentes modos de expressar a mesma ideia. Não fique com a certeza de que a primeira ideia que te ocorreu é a melhor.

2º. Rabisque: manter o lápis em movimento faz com que você esboce o que tem em mente.

Fonte: http://www.carolroth.com/wp-content/uploads/2012/11/Sketching.jpg
3º. Tente diferentes técnicas. Se você estiver empacado tente trocar do lápis para o giz ou caneta pra ver se isso ajuda você a remoçar seu "brainstorming".

4º. Desenhe as coisas de jeitos diferentes a que está acostumado. Tendemos a desenhar de maneira parecida, quebrando padrões e hábitos é possível encontrar saídas diferentes.

Fonte: http://www.penguin.co.nz/extras/33/9781405341233/lookinside/2.jpg
5º. Peça a opinião de outra pessoa. E nem precisa ser alguém expert ou profissional. As vezes a visão de  alguém "de fora" ajuda a ver as coisas de outro ângulo.

6º. Inspire-se em fontes antigas. Dê uma olhada em seus sketchs e trabalhos antigos e até projetos abandonados. Eles podem servir de inspiração!

Fonte: http://www.eng.utah.edu/~cs6710/Sketchbooks/images/web/sketchyb.jpg
7º. Pense no esboço como uma coisa viva e crie "situações" diferentes em que ele se encaixe.

8º. Pense grande. Tenha o todo da coisa em mente, sem se ater às pequenas partes. Isso ajuda a definir o todo e depois você pode resolver detalhes mais facilmente, de acordo com o todo.

Fonte: https://www.facebook.com/picolokun
9º. Também funciona o oposto: pense nos detalhes. Às vezes, se o todo está complicado, pensar nos detalhes abre caminhos para você chegar no todo.

10º. Tente tanto esboços abstratos quanto representativos. O ato de simplificar o assunto em componentes básicos e peças que se encaixam faz com que você veja sistemas em padrões.

Fonte: http://www.leuchtturm-1917.de/sites/default/files/bilder769x492/Hauptbild_SB.jpg
Este texto foi baseado no livro "Drawing Ideas" de Mark Baskinger e William Bardel, numa livre tradução.

E é isso aí, pessoal! O negócio é rabiscar e tentar usar estas dicas pra desenvolver ainda mais suas ideias. Espero que tenham gostado!

Prof.ª Gisela Pizzatto.

*As idéias e opiniões expostas nos artigos, textos e comentários são de responsabilidade dos autores, não refletindo, necessariamente, a opinião ou posição da Ânima Academia de Arte.


Nenhum comentário: