quinta-feira, 30 de julho de 2015

Decodificando a arte Anglo-saxônica

Hoje aqui no blog vamos falar sobre um assunto bastante específico: joalheria anglo-saxônica.

Fonte: http://blog.britishmuseum.org/2014/05/28/decoding-anglo-saxon-art/
A temática surgiu depois que a Prof.ª Adriana compartilhou um texto super interessante do British Museum chamado "Decoding Anglo-Saxon art". A união de história, jóias e da cultura Anglo-saxônica nos chamou a atenção, e resolvi compartilhar algumas considerações sobre o assunto. Para ler o texto que deu origem a esse post, acesse: http://goo.gl/FXjDPm

Num universo cheio de broches, pulseiras e outras peças de design bastante intricada, a joalheria Anglo-saxônica encanta não só por aquilo que podemos ver, mas também pelo que está por trás do que se vê, ou seja, o significado por trás do design.
Fonte: http://blog.britishmuseum.org/2014/05/28/decoding-anglo-saxon-art/
Os padrões que encontramos em muitas dessas pelas não são apenas belas decorações, eles têm muitos significados e até contam histórias.

A arte Anglo-saxônica passou por várias mudanças entre os séculos V e XI, mas os quebra-cabeças e as histórias embutidas sempre foram o foco central. Nessas peças é comum acharmos que a figura representada é puramente abstrata, mas ao analisar cuidadosamente é possível distinguir animais e até faces de deuses, sendo que cada uma das figuras têm significados específicos. Por exemplo, a imagem de um deus em conjunto com a de animais poderosos pode ter sido usada como símbolo de proteção e usados como talismã.
Fonte: http://blog.britishmuseum.org/2014/05/28/decoding-anglo-saxon-art/
Por isso, essas peças não são meramente decorativas ou históricas. Além de fazerem parte importante de um período de expressão artística, elas representam importante trabalho de ourivesaria e design, em um período em que esses conceitos ainda eram muito ligados à religião e às crenças místicas deste povo.
Fonte: http://blog.britishmuseum.org/2014/05/28/decoding-anglo-saxon-art/
Espero que tenham gostado desse breve mergulho pela história da arte e da joalheria.
Prof.ª Gisela Pizzatto.

Curte jóias e gostaria de desenhar suas próprias peças? Em agosto tem novas turmas de Design de Jóias aqui na Ânima, com a artista e joalheira Adriana Justi. Confira seu trabalho em: https://instagram.com/adriana_justi/


Nenhum comentário: