quinta-feira, 23 de julho de 2015

Linguagem Arquitetônica: Um Curso Para a Vida

E aí, pessoal, beleza? Mais uma vez vou falar um pouco sobre o curso de Linguagem Arquitetônica aqui da Ânima, aquele curso que você, aspirante a uma universidade cujo curso use a criatividade, deve pensar em fazer.



Já havia dado uma pincelada rápida sobre o que se aprende nesse curso e derrubando alguns tabus neste texto de agosto do ano passado: http://blogdaanima.blogspot.com.br/2014/08/linguagem-arquitetonica-o-que-e-e-para.html



Mas resolvi expandir um pouco mais a informação, tanto para quem vai prestar o vestibular esse ano (como treineiro ou valendo) como para pais que ainda não sabem a importância desse aprendizado. Vamos lá?



Apesar do nome do curso, ele não é um curso para ENSINAR Arquitetura. Tampouco é um curso APENAS para quem vai prestar o vestibular de Arquitetura. No curso de Linguagem Arquitetônica da Ânima, dividido em 32 aulas de 2 horas cada, o aluno aprenderá observação, luz e sombra, interpretação fotográfica, desenhar áreas externas, desenho de memória, introdução à perspectiva, além de conhecer os materiais pedidos para o vestibular e algumas provas que já foram passadas em anos anteriores. Falaremos um pouco como é a profissão pretendida, mas o principal é ensinar os fundamentos do desenho e da criatividade.

Como dito acima, não é um curso apenas para quem vai prestar Arquitetura. Outros cursos também exigem prova de aptidão e essa noção de Desenho Básico que ensinamos serve para eles também, como Artes Visuais, Design, Moda, Design de Games. Mesmo que a universidade pretendida não tenha prova de aptidão, é melhor o aluno ingressar em um desses cursos sabendo desenhar.


Também não é um curso "para passar no vestibular". Os profissionais que lecionam Linguagem Arquitetônica na Ânima passam informações valiosas que serão usadas na vida toda dos alunos. Percepção do mundo que os rodeia, observação, criatividade, noções críticas de luz, sombra, espaço, produção de arte, tudo isso é falado e demonstrado em nossas aulas, tornando o aluno um desenhista que talvez nem ele desse conta que se tornaria.



Tudo isso acaba exigindo que o aluno também se esforce em conhecer grandes mestres da pintura, arquitetura, escultura, gravura. Bons artistas são exímios observadores, e os cursos da Ânima sempre ressaltam a importância da pesquisa.



E depois, o aprendizado para por aí? Não! Muitos alunos retornam aos cursos de arte após a correria dos vestibulares, dessa vez buscando um aprimoramento maior, talvez na área do Desenho Artístico, da Perspectiva, ou mesmo como um hobby que manterá acesa a chama da criatividade, como o Mangá, HQ, Desenho de Humor, Pintura, entre outros.

Você conhecerá um pouco mais sobre o programa do curso de Linguagem Arquitetônica da Ânima e ficha técnica em nosso site: http://www.anima.art.br/cursos.php?sel=linguagem_arquitetonica

E aí, que tal aprender um pouco mais antes que o vestibular te pegue de surpresa?

Professor Emerson Leandro Penerari



Nenhum comentário: