quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Sketchbook, um amigo inseparável

Essa semana vamos falar do nosso amigo inseparável (ou pelo menos deveria ser): o sketchbook!

Lendo o livro "Drawing Ideas" (Mark Baskinger e William Bardel), encontramos uma série de informações e dicas sobre o assunto (inclusive algumas sobre confecção), e resolvemos compartilhar algumas com vocês.


Bom, o sketchbook é o seu playground para experimentar e tentar ideias, técnicas e meios. Pode funcionar também como um diário ou caderno de anotações.

Fonte: https://goo.gl/XTeCGW
É importante saber o motivo de você estar esboçando e o que você espera obter com o sketch. Por isso, pontuamos a seguir 10 características que tornam o sketchbook funcional e efetivo. Vamos lá?

1. FORMATO
O sketchbook deve ter espaço suficiente para desenhar, de forma que encoraje o esboço e o desenvolvimento de ideias. Você pode trabalhar tanto no formato retrato (vertical) ou paisagem (horizontal), só lembre de evitar o meio do caderno caso pretenda scanear o material depois.

Fonte: http://goo.gl/Swf3nn
2. PAPEL
O papel deve ter textura fina ou macia para permitir linhas rápidas. Papeis ásperos destruirá a ponta das canetas e produzirá linhas tremidas. Se você estiver usando markers, considere comprar/fazer cadernos com papel mais grosso para que haja menos chances da tinta vazar. Tente misturar diferentes tipos e cores de papeis, isso pode tornar a produção mais excitante!

3. TAMANHO
Inspiração para ideias pode surgir em qualquer lugar, a qualquer momento. Sketchbooks de bolso são ótimos para esses momento, pois são (e devem ser) seu companheiro constante de viagem.

Fonte: http://goo.gl/oO9kkD
4. LOMBADA
Procure por sketchbooks com lombadas bem articuladas que permitam abrir o caderno de forma plana, para facilitar o scaneamento e cópia para apresentações e documentação. Sketchbooks de espiral dobram muito bem, contudo são fracos e as páginas tendem a soltar facilmente.

5. NÚMERO DE PÁGINAS
Um número pequeno de páginas permite produção de poucas semanas. São fantásticas e ajudarão você a gerar uma série de volumes em um curto período de tempo. Juntar páginas soltas de rascunho em um clips não cria um sketchbook. Você precisa enxergar seu caderno como um companheiro que não deve se despedaçar na viagem.

Fonte: https://goo.gl/e5qU7j
6. ENCADERNAÇÃO
Um encadernação forte é importante para durabilidade. Procure por cadernos com uma construção forte que previna o sketchbook de se desmontar todo durante o uso. Se você estiver fabricando seus próprios cadernos, considere a técnica que utiliza linhas na confecção, que adiciona uma qualidade estética e um elemento de refinamento ao sketchbook. A força e durabilidade da encadernação também evitam a remoção das páginas.

7. CAPAS
Capas customizadas podem encorajar sua individualidade e mostra sua personalidade. Os materiais da capa devem ser duráveis  e proporcionar uma boa e forte base para que o caderno se mantenha rígido. Cadernos frágeis encorajam desenhos trêmulos, especialmente quando usados em campo, ao contrário de quando usados em seu estúdio ou escritório.

Fonte: http://goo.gl/Kw3ELe
8. INDEXAÇÃO
Date as páginas individualmente e coloque os dias que você começou e terminou o sketchbook na capa. Isto pode se provar útil quando estiver revisitando seus cadernos no futuro, arquivando ou indexando.

9. MEIO
Teste uma variedade de meios/técnicas para achar os que funcionam melhor para você. Os melhores rascunhos surgem da harmonia entre Artista, o material (técnica) e o tipo de papel (suporte).

Fonte: https://goo.gl/JcyLhr
10. INTERESSES.
Os melhores sketchbooks são aqueles que te incentivam a rascunhar. Você quer se sentir confortável nele. Experimentação é a melhor cura para a falta de ideias.

E você? Já rabiscou alguma coisa no seu sketchbook hoje? Não? Então corre! Deixei suas ideias fluírem por ele. Os cadernos carregam muito mais que nossas linhas. Eles carregam nossas impressões e características mais pessoais. Então, não se pressione. Carregue ele com você para todos os lados e deixe as anotações e desenhos surgirem. Não perca suas ideias!

Nenhum comentário: