quinta-feira, 1 de outubro de 2015

O Discurso "Faça Boa Arte", de Neil Gaiman

Hello, Art-Addicted readers! Se você não esteve em Marte (como o Matt Damon) nos últimos anos, deve conhecer o excelente trabalho do inglês Neil Gaiman. Então vamos dispensar as apresentações e falar sobre um momento em 2012 que foi crucial para a sua carreira, mas que possui uma carga crucial de aprendizado para artistas.


Neil e sua edição de "Erros Fantásticos": Fonte: http://3.bp.blogspot.com/-NygSZ_OH0Xg/U4lWdtFGLBI/AAAAAAAADxE/WDvHH06UyK0/s1600/gaiman1.jpg

Em 17 de maio de 2012 Neil Gaiman subiu ao palco da University of the Arts na Filadélfia para fazer um discurso de formatura. Durante dezenove minutos ele dividiu com os formandos suas ideias sobre criatividade, bravura e força, encorajando os novos pintores, músicos, escritores e sonhadores a quebrar as regras, pensar de forma inovadora e, acima de tudo, fazer boa arte.


Fonte: http://lgmcreative.com/wp-content/uploads/2012/05/gaiman1.jpg

O discurso virou um livro, idealizado pelo renomado designer gráfico Chip Kidd, que contém o discurso inspirador de Gaiman na íntegra. Seja para um jovem artista no início de sua jornada criativa, ou como sinal de gratidão para um mestre a quem se admira, ou para você mesmo, essa obra é o presente ideal para quem dá tudo de si a fim de fazer bem-feito o que faz. Faça um favor para sua prateleira e adquira esta edição! No brasil, Erros Fantásticos - O discurso "Faça Boa Arte, de Neil Gaiman saiu pela Editora Intrínseca em 2014.


Fonte:http://2.bp.blogspot.com/-F6kpYsxLp3A/VRtkpm9_7hI/AAAAAAAADPQ/OyUy4oWjd2c/s1600/fa%C3%A7a%2Bboa%2Barte%2Bneil%2Bgaiman%2Blivro.jpg

Minha recomendação é assistir também o vídeo do discurso, onde se pode medir as acentuações tonais e expressões do autor. Deixo abaixo dois links, o original do Vimeo e o legendado do Youtube. 


Vídeo original: https://vimeo.com/42372767

Aproveite para rever alguns dos seus conceitos sobre a formação de artista em frases e expressões como estas:

"Este livro é para todos que estão olhando ao redor e pensando: E Agora?"

"Primeiro de tudo: Quando você começa a trabalhar com arte, não tem a menor ideia do que está fazendo. Isso é ótimo! Gente que sabe o que está fazendo sabe as regras, e sabe o que é possível e impossível. Você, não."


Fonte: indiretasdobem.com.br

"Quando você começa, tem que saber lidar com os problemas do fracasso. Precisa ser persistente, aprender que nem todo projeto vai dar certo. A vida de freelance, a vida no mundo das artes, às vezes é como estar em uma ilha deserta espalhando mensagens em garrafas e esperando que alguém ache uma delas, abra e leia, e que ponha na garrafa algo para você: um elogio, uma comissão, dinheiro, amor. É preciso aceitar que, para cada garrafa que porventura retorne, você terá produzido uma centena de outras."

"Os problemas do fracasso são difíceis. Os problemas do sucesso podem ser piores, porque ninguém avisa sobre eles. O primeiro problema de qualquer tipo de sucesso, mesmo que limitado, é a convicção inabalável de que você está SE SAFANDO DE ALGUMA COISA e a qualquer momento será DESMASCARADO."

"Os problemas do sucesso. Eles existem, e com sorte você vai vivê-los. O momento em que você PARA DE DIZER SIM a tudo, porque agora as garrafas que jogou no oceano estão todas voltando, e precisa APRENDER A DIZER NÃO."

"Espero que você cometa erros. Se estiver cometendo erros, quer dizer que está por aí, fazendo coisas. "


Fonte: http://www.universodosleitores.com/2015/05/discurso-faca-boa-arte-de-neil-gaiman.html

Neil Gaiman é muito bom em falar sobre mudanças e como aprender com os erros. Aprenda um pouco com suas experiências. 
Já falei outras vezes sobre Gaiman, se tiver curiosidade, visite os links: 

http://blogdaanima.blogspot.com.br/2013/04/neil-gaiman-e-suas-muitas-faces.html

http://blogdaanima.blogspot.com.br/2014/11/sandman-25-anos-no-brasil.html



Professor Emerson Leandro Penerari

 



Nenhum comentário: